Acessibilidade


O direito à acessibilidade para as pessoas com deficiência é fundamental para os direitos humanos, e para o exercício da cidadania, garantindo assim o direito constitucional de igualdade de oportunidades de acesso às informações para todos. Portanto, o Comitê Brasileiro de Clubes segue as recomendações de acessibilidade indicadas para a web.
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O Rybená – tradutor de Libras e Voz é uma solução de acessibilidade que usa uma tecnologia de ponta e totalmente nacional. O software possibilita a tradução de textos em português para a Língua de Sinais Brasileira (Libras), além de converter a escrita em português para o idioma falado. Essa ferramenta permite a acessibilidade assistida que facilitará o acesso às informações.

COMO FUNCIONA
  1. Clique nas mãos e/ou rosto (lado esquerdo da página).
  2. Selecione o texto que deseja traduzir.
  3. Aguarde e veja a tradução.
Modais (imagens ou textos que aparecem sobrepostos ao conteúdo do site) e Flash não são utilizados, pois suas características impossibilitam o acesso dessa parte do conteúdo a deficientes visuais. Navegação via teclado, através de teclas de atalho, para que o usuário não precise buscar pelos botões de navegação na tela, podendo concentrar-se apenas na informação.

O menu invisível é o primeiro item de navegação da pessoa com deficiência, possibilitando a esta percorrer as páginas de forma mais objetiva, direcionando-a às áreas de topo, menu e rodapé. Todas as imagens são acompanhadas por uma descrição, garantindo a compreensão do que está sendo retratado.
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CBC

Ouvidoria

Página Inicial - O CBC - Governança - Ouvidoria

Para que serve a Ouvidoria do CBC?

  • Defende seus direitos e interesses;
  • Recebe, avalia e encaminha suas manifestações, sempre na busca de soluções;
  • Garante seu direito de resposta;
  • Responde no menor prazo possível de forma aberta, honesta, objetiva e precisa com transparência, integridade e respeito;
  • Procura desburocratizar rotinas;
  • Dá andamento às suas demandas, observando rigorosamente as determinações legais relativas ao sigilo, em especial de seus dados pessoais.

Objetivos da Ouvidoria do CBC

  • Ser um Canal de comunicação à disposição dos públicos interno e externo do CBC.
  • Necessidade de saber o que você pensa sobre a atuação do CBC;
  • Vontade de OUVIR, e conhecer sua opinião sobre o nosso trabalho para torna-lo cada vez melhor.

Como atua a Ouvidoria do CBC?

A Ouvidoria do CBC é a unidade responsável por receber, registrar, conduzir internamente, responder e/ou solucionar as manifestações (reclamações, sugestões, elogios, denúncias e solicitação de informação) de cidadãos-usuários, internos ou externos, e de entidades acerca das atividades e serviços de sua competência, com o intuito de aprimorar ou corrigir os serviços prestados.

A Ouvidoria do CBC tem como missão receber as manifestações dos cidadãos ou entidades, para sugerir medidas de aprimoramento e buscar soluções para os problemas apontados, estabelecendo uma parceria em prol da qualidade, eficiência e austeridade administrativa. Estamos sempre atentos às suas reivindicações, e prontos a ouvi-lo.

É dever da Ouvidoria garantir uma avaliação justa e imparcial às demandas dos cidadãos, viabilizando um canal de comunicação direto entre este e o CBC. Para isso, ela atua de forma independente e estratégica. Nossa responsabilidade social é baseada em atitudes e princípios éticos!

A ouvidoria recebe as manifestações recebidas, analisa, orienta e encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração do caso. As atividades da ouvidoria não se resumem a receber e encaminhar o que chega. A partir das informações trazidas, a ouvidoria pode identificar melhorias, propor mudanças, assim como apontar situações irregulares que necessitam ser corrigidas.

A ouvidoria do CBC preza pela neutralidade!Nosso trabalho será identificar o problema para propor não apenas a solução, mas também para evitar que o problema ocorra novamente.

IMPORTANTE: A Ouvidoria deve ser acionada depois de esgotadas as possibilidades de atendimento ou solução por outros canais de acesso junto às respectivas áreas envolvidas.

Quais são os tipos de manifestação que podem ser apresentadas?

SIMPLIFIQUE: Se você acha a prestação de um serviço do CBC muito burocrática, poderá apresentar solicitação de simplificação, por meio de formulário próprio, denominado Simplifique!

SUGESTÃO: proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pelo CBC;

ELOGIO: demonstração ou reconhecimento ou satisfação sobre o trabalho desenvolvido pelo CBC ou atendimento recebido;

SOLICITAÇÃO: requerimento de adoção de providência por parte do CBC;

RECLAMAÇÃO: demonstração de insatisfação relativa ao trabalho desenvolvido pelo CBC; e

DENÚNCIA: comunicação de prática de ato ilícito cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo.

O que acontece com minha manifestação após o registro na Ouvidoria do CBC?

Quando você registra a manifestação, é feita uma avaliação do caso para identificar a melhor forma de tratá-lo+

Ao enviar sua manifestação você receberá uma confirmação do recebimento.

A ouvidoria poderá responder sua manifestação, solicitando que você a complemente, ou poderá prestar orientações, ou poderá encaminhar para a unidade interna responsável por resolver a questão, dependendo do caso. Você sempre será comunicado sobre o procedimento adotado.

Onde eu posso ver a resposta?

Quando você fizer uma nova manifestação a partir do retorno da ouvidoria, ou quando a ouvidoria responder, será enviado um e-mail para o endereço eletrônico cadastrado. Lembre-se, porém, de que, você não receberá resposta se a sua manifestação for anônima.

Como acompanhar o andamento da minha manifestação?

Você pode consultar sobre o andamento e a resposta das suas manifestações diretamente pelos contatos da Ouvidoria.



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