Acessibilidade


Por favor, ajuste suas preferências
Verifique se as suas preferências estão ajustadas.
Cores Originais
Alto Contraste
Recursos da Acessibilidade
Modais (imagens ou textos que aparecem sobrepostos ao conteúdo do site) e Flash não são utilizados, pois suas características impossibilitam o acesso dessa parte do conteúdo a deficientes visuais. Navegação via teclado, através de teclas de atalho, para que o usuário não precise buscar pelos botões de navegação na tela, podendo concentrar-se apenas na informação.

O menu invisível é o primeiro item de navegação da pessoa com deficiência, possibilitando a esta percorrer as páginas de forma mais objetiva, direcionando-a às áreas de topo, menu e rodapé. Todas as imagens são acompanhadas por uma descrição, garantindo a compreensão do que está sendo retratado.
Aumente ou diminua a fonte
-
+
O usuário também pode utilizar a ferramenta de aumento e diminuição de fonte do próprio browser:

Pressione Ctrl + para aumentar o tamanho da fonte;
Pressione Ctrl - para diminuir o tamanho da fonte;
Pressione Ctrl 0 para que a fonte retorne ao tamanho original.
Cancelar
OK
ou
CBC

Nossa História

Página Inicial - O CBC - Histórico - Nossa História

Consolidado como a principal entidade de fomento à formação de atletas no Brasil e reconhecida ao lado do Comitê Olímpico do Brasil - COB e Comitê Paralímpico do Brasil - CPB, o Comitê Brasileiro de Clubes iniciou sua História em 1990, ainda com o nome de Confederação Brasileira de Clubes. Nesta época, seu foco era incentivar a criação das primeiras federações estaduais, instituindo os Congressos realizados pelas entidades com o apoio do CBC e a redação do Estatuto Social da então Confederação.

Ao longo da década, o objetivo foi se voltando para acertar a constituição jurídica do CBC, conquistando ainda a isenção do COFINS para o segmento e a captação de mais clubes e federações. Em sua evolução, a então Confederação Brasileira de Clubes criou um Plano Estratégico para ampliar e melhorar a prestação de serviços aos clubes.

A Lei nº 9.615/98 trouxe o reconhecimento da entidade como parte do Sistema Nacional do Desporto, pois transferiu o correspondente a 0,5% dos valores recebidos nos concursos de prognósticos federais com destino único e exclusivo para formação de atletas olímpicos e paralímpicos nos clubes.

Em 2014 tivemos os primeiros trabalhos de descentralização dos recursos oriundos da Lei nº 9.615/98 aos clubes, além da capacitação dos gestores dos clubes em oficinas específicas para que estes participem da política de formação de atletas do CBC de forma democrática e transparente.

O Comitê Brasileiro de Clubes, em novo reposicionamento a partir de 2017 evidencia sua relevância dentro do Sistema Nacional do Desporto, apresentando também nova identidade visual. Seu atual símbolo representa um atleta no seu ponto de partida, dando a largada para a realização de um sonho. Sua inclinação remete a impulso e força. A fonte utilizada demonstra firmeza e equilíbrio. Entre o "B" e o "C" um pequeno detalhe iconográfico da bandeira do Brasil. O "C" no final juntamente com o círculo forma uma pessoa de braços abertos, gerando receptividade e acolhendo os atletas. As cores escolhidas para o símbolo foram retiradas da bandeira do Brasil.




CBC
Campinas/SP: R. Açaí, 566 - Bairro das Palmeiras - CEP: 13092-587 - (19) 3794-3750
Brasília/DF: SBN Qd.02 Bloco F, Lt. 12, Sala 1503 - Ed. Via Capital - CEP: 70040-020 - (61) 2099-2600