Consolidado como a principal entidade de fomento à formação de atletas no Brasil e reconhecida ao lado do Comitê Olímpico do Brasil - COB e Comitê Paralímpico do Brasil - CPB, o Comitê Brasileiro de Clubes iniciou sua História em 1990, ainda com o nome de Confederação Brasileira de Clubes. Nesta época, seu foco era incentivar a criação das primeiras federações estaduais, instituindo os Congressos realizados pelas entidades com o apoio do CBC e a redação do Estatuto Social da então Confederação.
Ao longo da década, o objetivo foi se voltando para acertar a constituição jurídica do CBC, conquistando ainda a isenção do COFINS para o segmento e a captação de mais clubes e federações. Em sua evolução, a então Confederação Brasileira de Clubes criou um Plano Estratégico para ampliar e melhorar a prestação de serviços aos clubes.
A Lei nº 9.615/98 trouxe o reconhecimento da entidade como parte do Sistema Nacional do Desporto, pois transferiu o correspondente a 0,5% dos valores recebidos nos concursos de prognósticos federais com destino único e exclusivo para formação de atletas olímpicos e paralímpicos nos clubes.
Em 2014 tivemos os primeiros trabalhos de descentralização dos recursos oriundos da Lei nº 9.615/98 aos clubes, além da capacitação dos gestores dos clubes em oficinas específicas para que estes participem da política de formação de atletas do CBC de forma democrática e transparente.
O Comitê Brasileiro de Clubes, em novo reposicionamento a partir de 2017 evidencia sua relevância dentro do Sistema Nacional do Desporto, apresentando também nova identidade visual. Seu atual símbolo representa um atleta no seu ponto de partida, dando a largada para a realização de um sonho. Sua inclinação remete a impulso e força. A fonte utilizada demonstra firmeza e equilíbrio. Entre o "B" e o "C" um pequeno detalhe iconográfico da bandeira do Brasil. O "C" no final juntamente com o círculo forma uma pessoa de braços abertos, gerando receptividade e acolhendo os atletas. As cores escolhidas para o símbolo foram retiradas da bandeira do Brasil.