Acessibilidade


O direito à acessibilidade para as pessoas com deficiência é fundamental para os direitos humanos, e para o exercício da cidadania, garantindo assim o direito constitucional de igualdade de oportunidades de acesso às informações para todos. Portanto, o Comitê Brasileiro de Clubes segue as recomendações de acessibilidade indicadas para a web.
Por favor, ajuste suas preferências
Verifique se as suas preferências estão ajustadas.
Cores Originais
Alto Contraste
Recursos da Acessibilidade
O Rybená – tradutor de Libras e Voz é uma solução de acessibilidade que usa uma tecnologia de ponta e totalmente nacional. O software possibilita a tradução de textos em português para a Língua de Sinais Brasileira (Libras), além de converter a escrita em português para o idioma falado. Essa ferramenta permite a acessibilidade assistida que facilitará o acesso às informações.

COMO FUNCIONA
  1. Clique nas mãos e/ou rosto (lado esquerdo da página).
  2. Selecione o texto que deseja traduzir.
  3. Aguarde e veja a tradução.
Modais (imagens ou textos que aparecem sobrepostos ao conteúdo do site) e Flash não são utilizados, pois suas características impossibilitam o acesso dessa parte do conteúdo a deficientes visuais. Navegação via teclado, através de teclas de atalho, para que o usuário não precise buscar pelos botões de navegação na tela, podendo concentrar-se apenas na informação.

O menu invisível é o primeiro item de navegação da pessoa com deficiência, possibilitando a esta percorrer as páginas de forma mais objetiva, direcionando-a às áreas de topo, menu e rodapé. Todas as imagens são acompanhadas por uma descrição, garantindo a compreensão do que está sendo retratado.
Aumente ou diminua a fonte
-
+
O usuário também pode utilizar a ferramenta de aumento e diminuição de fonte do próprio browser:

Pressione Ctrl + para aumentar o tamanho da fonte;
Pressione Ctrl - para diminuir o tamanho da fonte;
Pressione Ctrl 0 para que a fonte retorne ao tamanho original.
Cancelar
OK
ou
CBC

Ações Conjuntas

Página Inicial - O CBC - Sobre o CBC - Ações Conjuntas

Autoridade de Governança do Legado Olímpico do Ministério do Esporte - AGLO/ME

Em fevereiro de 2017, o CBC e o Ministério do Esporte assinaram acordo de cooperação com foco na melhor utilização das instalações do Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro/RJ. O documento tem como objetivo elaborar um estudo com vistas à adequação e melhor utilização das instalações esportivas do local, a fim de estimular o desenvolvimento do esporte de alto rendimento e do esporte educacional no Parque Olímpico, integrando-o à Rede Nacional de Treinamento. Essa rede - da qual as instalações olímpicas do parque já fazem parte - promove o desenvolvimento local e regional de talentos e novos atletas, em coordenação com o Comitê Olímpico do Brasil - COB e o Comitê Paralímpico Brasileiro - CPB, além de centros regionais e locais. Já o CBC tem como objetivo social o incentivo, a promoção, o planejamento e o aprimoramento das atividades de formação de atletas olímpicos e paralímpicos dentro do Sistema Nacional do Desporto.

Confederação Nacional dos Clubes - FENACLUBES

Ainda no início de 2017, foi ratificado do Termo de Parceria e Cooperação entre a Confederação Nacional dos Clubes - FENACLUBES e o CBC. O instrumento vista estabelecer e regulamentar a promoção conjunta de ações e programas de cooperação consubstanciados em atividades que possam envolver áreas de interesse mútuo entre as duas organizações, na realização de eventos de capacitação e outros, destacadamente o Congresso Brasileiro de Clubes, que visam estimular e ampliar o interesse dos clubes sociais esportivos na formação de atletas olímpicos e paralímpicos, e na organização por parte da FENACLUBES do Conselho Interclubes - CI.

Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem do Ministério do Esporte - ABCD/ME

No final de 2016, o Comitê Brasileiro de Clubes - CBC assinou um acordo de cooperação com a Autoridade Brasileira de Controle Antidopagem (ABCD/ME) para divulgar entre os clubes nacionais, por meio de ações conjuntas, ações educativas e de prevenção que visem à erradicação da dopagem no esporte brasileiro. Para o Secretário Nacional da ABCD, Rogério Sampaio, o acordo de cooperação é um grande avanço: "A possibilidade de atuar de forma preventiva e educacional nas mais variadas faixas etárias, em conjunto com os clubes, diminuirá consideravelmente o uso do doping nas mais variadas modalidades esportivas hoje em prática no Brasil. Estou muito contente com a parceria com o CBC e tenho certeza de que os clubes brasileiros também estão". O documento foi assinado durante o 2º Seminário Nacional de Formação Esportiva, promovido pelo CBC no dia 24 de novembro, na cidade de Indaiatuba (SP), na presença do secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Luiz Lima, e de representantes dos Comitês Olímpico e Paralímpico, bem como gestores de clubes formadores de atletas e da Confederação Brasileira de Voleibol representando as Confederações e Federações.

Comitê Paralímpico Brasileiro - CPB

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e o CBC anunciaram no dia 13 de novembro de 2015 um termo de cooperação para apoiar e desenvolver a formação de atletas para que cheguem ao alto rendimento do esporte paralímpico. A assinatura do termo de parceria foi feita no Congresso Nacional de Clubes. A finalidade da parceria é proporcionar recursos que cheguem à base da estrutura esportiva paralímpica, os clubes, por meio de dois projetos: Clube Formador Paralímpico e Clube Equipar Paralímpico. O Clube Formador Paralímpico consiste em investimentos em atletas e profissionais do esporte por meio de competições, treinamentos e capacitação.

Confederação Brasileira do Desporto Escolar - CBDE

Em 2017, o CBC iniciou um processo de seleção de projetos esportivos visando à elaboração de programação conjunta e à celebração de parceria entre o Comitê e CBDE. O objetivo é a execução descentralizada dos recursos públicos legalmente destinados ao fomento do desporto escolar no âmbito do seu Programa de Formação de Atletas. Mais informações podem ser obtidas na seção Outras Parcerias do site.

Confederação Brasileira do Desporto Universitário - CBDU

Também em 2017, o CBC definiu um processo seletivo para projetos esportivos que tenham como objetivo a execução descentralizada dos recursos públicos legalmente destinados ao fomento do desporto universitário no âmbito do seu Programa de Formação de Atletas, em regime de mútua colaboração entre CBDU e Comitê. Outros detalhes estão disponíveis na seção Outras Parcerias do site.



Fotos




CBC
Campinas/SP: R. Açaí, 566 - Bairro das Palmeiras - CEP: 13092-587 - (19) 3794-3750
Brasília/DF: SBN Qd.02 Bloco F, Lt. 12, Sala 1503 - Ed. Via Capital - CEP: 70040-020 - (61) 2099-2600