Acessibilidade


O direito à acessibilidade para as pessoas com deficiência é fundamental para os direitos humanos, e para o exercício da cidadania, garantindo assim o direito constitucional de igualdade de oportunidades de acesso às informações para todos. Portanto, o Comitê Brasileiro de Clubes segue as recomendações de acessibilidade indicadas para a web.
Por favor, ajuste suas preferências
Verifique se as suas preferências estão ajustadas.
Cores Originais
Alto Contraste
Recursos da Acessibilidade
O Rybená – tradutor de Libras e Voz é uma solução de acessibilidade que usa uma tecnologia de ponta e totalmente nacional. O software possibilita a tradução de textos em português para a Língua de Sinais Brasileira (Libras), além de converter a escrita em português para o idioma falado. Essa ferramenta permite a acessibilidade assistida que facilitará o acesso às informações.

COMO FUNCIONA
  1. Clique nas mãos e/ou rosto (lado esquerdo da página).
  2. Selecione o texto que deseja traduzir.
  3. Aguarde e veja a tradução.
Modais (imagens ou textos que aparecem sobrepostos ao conteúdo do site) e Flash não são utilizados, pois suas características impossibilitam o acesso dessa parte do conteúdo a deficientes visuais. Navegação via teclado, através de teclas de atalho, para que o usuário não precise buscar pelos botões de navegação na tela, podendo concentrar-se apenas na informação.

O menu invisível é o primeiro item de navegação da pessoa com deficiência, possibilitando a esta percorrer as páginas de forma mais objetiva, direcionando-a às áreas de topo, menu e rodapé. Todas as imagens são acompanhadas por uma descrição, garantindo a compreensão do que está sendo retratado.
Aumente ou diminua a fonte
-
+
O usuário também pode utilizar a ferramenta de aumento e diminuição de fonte do próprio browser:

Pressione Ctrl + para aumentar o tamanho da fonte;
Pressione Ctrl - para diminuir o tamanho da fonte;
Pressione Ctrl 0 para que a fonte retorne ao tamanho original.
Cancelar
OK
ou
CBC

Manual de Comunicação CBC

Página Inicial - Comunicação - Manuais da Marca - Manual de Comunicação CBC

O Manual de Comunicação CBC foi criado a fim de pontuar as demandas que os clubes integrados ao Comitê Brasileiro de Clubes - CBC devem executar ao longo da parceria com a entidade no que diz respeito aos assuntos de Comunicação.

Para nós, é uma honra tê-lo como parceiro! Nossa Política Nacional de Formação de Atletas vem sendo realizada pelo CBC desde 2014 e, de lá para cá, alcançamos resultados muito positivos no fomento ao desenvolvimento dos esportes nos clubes por meio deste trabalho, que é viabilizado por recursos dos Concursos de Prognósticos (0,5%) da Caixa Econômica Federal.

Por isso, com essa responsabilidade em mãos e o compromisso com a transparência na gestão destes recursos, procuramos exponenciar a parceria dando publicidade para cumprir diferentes objetivos:

  • Prestar contas à sociedade em geral sobre a boa gestão do recurso.
  • Demonstrar que, por meio da parceria com o CBC, o clube participa da Política Nacional de Formação de Atletas da entidade, propiciando ambiente adequado e promissor para o esporte.
  • Utilizar a parceria para a captação de novos associados e possíveis patrocinadores.
  • Cumprir os termos contratuais da parceria das quais o CBC e o clube precisam prestar contas aos órgãos de controle.
  • Facilitar o fluxo de trabalho entre as áreas de Comunicação envolvidas na formação de atletas: clubes, CBC, Ligas e Confederações, estabelecendo as obrigações de cada um e promovendo a integração para novas ideias.

Qualquer dúvida ou detalhe que você queira esclarecer, contate a Área de Comunicação do CBC pelo e-mail marketing@cbclubes.org.br ou pelo telefone (19) 3514-6832.

Fluxo de Comunicação

Assim que estabelecida uma nova parceria com uma confederação esportiva ou liga nacional, a Área de Comunicação do CBC entra em contato solicitando o contato do representante da comunicação da entidade. A partir daí uma série de reuniões é estabelecida entre CBC e este contato para definir cronograma de trabalho com base na agenda de CBI® programada juntamente com o clube sede. Geralmente essas reuniões acontecem em ambiente virtual (com apoio de plataformas como Skype ou Whereby.com) para avaliarmos em conjunto a estratégia de comunicação do campeonato.

O plano de Comunicação a ser pactuado consiste em:

  • Peças de identidade visual (produção de banners, backdrops, medalhas, placas, etc)
  • Divulgação (release, ações extras como álbum de figurinhas, loja de souvenirs, vídeo teaser, convites de Embaixadores, posts programados para redes sociais e site, etc).

Esse fluxo de comunicação realizado desde o início das competições em 2017 é a principal ferramenta para se padronizar os planos de comunicação dos jogos e garantir que Clubes, CBC e Ligas/Confederações estejam com a mesma visibilidade de seus logos aplicados e conferidos nas peças de identidade visual produzidas e presentes também nas divulgações do Campeonato.




Mas fique tranquilo: o CBC preparou um kit básico de peças de identidade visual com as artes em vetor para os trabalhos de todos ficarem mais padronizados. Para facilitar o fluxo e garantir que todos os CBI e clubes tenham sempre um mesmo padrão, apresentamos nosso kit de comunicação:

  • Backdrop de premiação (Resolução: 4,0 x 2,9 metros);
  • Prisma de quadra (3,5 x 1,4 metros);
  • Totem de sinalização (0,4 x 1,8 metros);
  • Banner de parceria (1,0 x 2,0 metros).


Conteúdo

25/11/2019 - Kit Comunicação
Download
25/11/2019 - Manual de Comunicação CBC
Download


CBC
Campinas/SP: R. Açaí, 566 - Bairro das Palmeiras - CEP: 13092-587 - (19) 3794-3750
Brasília/DF: SBN Qd.02 Bloco F, Lt. 12, Sala 1503 - Ed. Via Capital - CEP: 70040-020 - (61) 2099-2600