Na pandemia o CBC executa volume expressivo de recursos para o Programa de Formação de Atletas

13, Outubro 2021
Ainda que o país sofre com a pandemia, CBC executa volume expressivo de recursos para o Programa de Formação de Atletas

Os últimos meses foram atípicos, e o mundo parou em função da pandemia pelo Covid-19. Mais do que nunca, o Comitê Brasileiro de Clubes - CBC precisou se reinventar para enfrentar os desafios impostos e transformá-los em oportunidades de crescimento, para que o Programa de Formação de Atletas se mantivesse com suas atividades resguardadas e que Clubes e atletas recebessem o apoio necessário para continuarem a se desenvolver.

O CBC atuou fortemente neste período conturbado, e destinou mais de R$ 145 milhões em recursos, em dois eixos de atuação do Programa de Formação de Atletas: Recursos Humanos (RH), que possibilita aos Clubes a contratação de equipe técnica e multidisciplinar; e Materiais e Equipamentos Esportivos (MEE), que fornece os recursos necessários para aquisição de materiais de consumo esportivo e equipamentos. O Programa de Formação de Atletas se completa com o Eixo de Competições (CBI), que beneficia todos os Clubes integrados (Filiados Primários e Plenos, e Vinculados), e mesmo com as restrições da pandemia, o CBC em parceria com as Confederações e Ligas Nacionais, realizou 40 Campeonatos Brasileiros Interclubes® - CBI, envolvendo os esportes Basquetebol, Basquetebol 3x3, Voleibol, Atletismo, Natação, Águas Abertas, Karatê, Tiro Esportivo, Tiro com Arco, Tênis de Mesa, Remo, Ginástica Artística, Polo Aquático e Vela, todos no masculino e no feminino, com exceção da Ginástica Rítmica com CBI apenas no feminino.

Graças ao empenho conjunto em manter o calendário de campeonatos, serão realizados ainda em 2021 mais 33 CBI nos seguintes Esportes: Voleibol, Polo Aquático, Atletismo, Karatê, Basquetebol, Basquetebol 3x3, Handebol e Wrestling tanto no masculino, quanto no feminino.

O CBC segue se movimentando em parceria com as Confederações e Ligas Nacionais, para que mais campeonatos sejam oficializados ainda neste ano, realizados com todas as garantias financeiras e seguindo todos os protocolos sanitários impostos pela pandemia, para proteção dos atletas, equipes técnicas e pessoal de apoio.

Dessa forma, o CBC está consolidando os resultados dos CBI essenciais para a composição dos Rankings de Clubes por Esporte e por Gênero, que até o momento contabiliza os resultados do Voleibol, Atletismo, Ginástica Artística, Águas Abertas, Tiro Esportivo, Basquetebol 3x3  e Natação (masculino e feminino), e Basquetebol (masculino), que podem ser acessados em nosso site pelo link https://www.cbclubes.org.br/quadro-geral-medalhas-esporte.

Os recursos destinados durante a pandemia mais os valores já empenhados, totalizam um valor de mais de 357 milhões de reais aplicados nos 3 Eixos de Formação para o Ciclo Olímpico 2021-2024. Os números da expressiva execução de recursos pelo CBC mesmo durante um dos períodos mais críticos da atualidade, demonstram a força do Programa de Formação de Atletas, que permaneceu firme em sua missão de formar atletas olímpicos, apoiando os Clubes no desenvolvimento do esporte nacional com excelência.