Comitê Brasileiro de Clubes – CBC explica o funcionamento do Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero, Quadro Geral de Medalhas – QGM e Prêmio Clube Formador, e reforça a dinâmica dos Calendários Anuais dos CBI do Ciclo Olímpico 2021-2024

22, Janeiro 2022
Comitê Brasileiro de Clubes – CBC explica o funcionamento do Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero, Quadro Geral de Medalhas – QGM e Prêmio Clube Formador, e reforça a dinâmica dos Calendários Anuais dos CBI do Ciclo Olímpico 2021-2024

O Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero foi criado para refletir a situação de performance e atuação esportiva dos Clubes Integrados ao Comitê Brasileiro de Clubes - CBC durante todo o Ciclo Olímpico 2021-2024, considerando todas as participações em Campeonatos Brasileiro Interclubes® - CBI que ocorrerão durante o período deste ciclo que se encerrará em abril de 2024.

Dessa forma, o CBC poderá avaliar e oficializar ao longo do ciclo os resultados específicos de cada Clube, os quais irão compor o Quadro Geral de Medalhas – QGM, que ao final do ciclo, servirá de indicador de meritocracia para concessão de benefícios no âmbito do Programa de Formação de Atletas do CBC.

Para melhor entendimento, segue o passo a passo de como os resultados são contabilizados:

1. CALENDÁRIOS ANUAIS DOS CBI

O Calendário do Ano I deste Ciclo Olímpico será encerrado em 30 de abril de 2022. Desta forma, o Calendário do Ano II iniciará em 01 de maio de 2022 e terminará em 30 de abril de 2023, seguindo sucessivamente esse lapso temporal a cada ano. O resultado final do Ciclo 2021-2024 para efeito do Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero e do Quadro Geral de Medalhas – QGM será extraído em 30 de abril de 2024, momento em que será finalizada a somatória dos resultados dos CBI, de onde serão aferidos os indicadores de bônus para aplicação da meritocracia nos Editais dos Eixos MEE e RH.

2. RESULTADOS DOS CBI

Os resultados dos CBI, informados pelas Confederações e Ligas Nacionais, são recebidos pelo CBC e considerados por Clube, independentemente das medalhas e títulos conquistados pelo Clube e pelos seus atletas dentro de cada categoria ou prova. Ou seja, é considerada a classificação geral dos Clubes no CBI (do 1º ao último Clube), dividido em Masculino e Feminino, de acordo com os critérios técnicos estabelecidos pela Confederação ou Liga Nacional, de forma geral e consolidada;

3. RANKING DE CLUBES POR ESPORTE E POR GÊNERO

A composição do Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero se dá a partir dos resultados consolidados de cada CBI, quando é feita a separação por gênero, gerando 01 (um) Ranking de Clubes por Esporte – Feminino, e 01 (um) Ranking de Clubes por Esporte – Masculino.

Nessa dinâmica, os Clubes integrados ao CBC passam a somar igualmente pontos, tanto no feminino quanto no masculino, os quais, conjuntamente, consolidarão um único Quadro Geral de Medalhas – QGM.

  • A pontuação do Ranking de Clubes é atualizada a cada término de CBI, de acordo com a posição final do Clube na competição, separados por gêneros masculino e feminino, pela qual o primeiro lugar receberá 20 (vinte) pontos, o segundo lugar 10 (dez) pontos e o terceiro lugar 05 (cinco) pontos;
  • Os resultados de CBI de esportes coletivos realizados por meio de rodadas em qualquer sistema de disputa sequenciada (em múltiplos locais, em diversas datas ou similares), terão sua pontuação dobrada no Ranking de Clubes por Esporte do CBC, masculino ou feminino. Neste formato, o Clube primeiro colocado receberá 40 (quarenta) pontos; o segundo colocado 20 (vinte) pontos; e o terceiro colocado 10 (dez) pontos;
  • Os CBI que não obtiverem a participação de no mínimo três Clubes integrados ao CBC, não terão os pontos computados no Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero, mas sua participação no CBI será considerada para efeito de desempate.
  • A cada final de temporada, no dia 30 de abril dos anos 2022, 2023 e 2024, o Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero é congelado para efeito do “Prêmio Clube Formador”, sendo que, a partir de 01 de maio de cada ano, é dado continuidade na pontuação de forma cumulativa. O mesmo acontece com o Quadro Geral de Medalhas – QGM, a ser explicado a seguir, que também é cumulativo até o final do Ciclo Olímpico 2021-2024.

Caso haja empate entre os Clubes no Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero, os critérios de desempate serão sequencialmente os seguintes:

  1. Maior quantidade de colocações em primeiro lugar;
  2. Maior quantidade de colocações em segundo lugar;
  3. Maior quantidade de colocações em terceiro lugar;
  4. Maior quantidade de participação em CBI em todos os esportes;
  5. Persistindo o empate, terá prioridade o Clube com maior tempo de integração no CBC;
  6. Caso ainda persista o empate, será realizado sorteio entre os Clubes empatados nos quesitos anteriores.

Ao final de todo esse processo, o CBC divulga no site os resultados de cada competição, e atualiza e oficializa o Ranking Parcial de Clubes por Esporte e por Gênero, com base nos critérios estabelecidos pelo próprio CBC, disponíveis em:

https://www.cbclubes.org.br/sites/default/files/inline-files/Resolu%C3%A7%C3%A3o%2028.05.21%20%28002%29_1.pdf

 

4. QUADRO GERAL DE MEDALHAS – QGM

Do Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero, o qual é atualizado a cada CBI, são extraídos apenas os resultados do 1º ao 3º lugar de cada Ranking Masculino e Feminino, e convertidos em medalhas de ouro, prata e bronze no Quadro Geral de Medalhas – QGM.

O QGM passará a ser divulgado parcialmente a cada quadrimestre, para que os Clubes possam acompanhar sua evolução. Com isso, é importante salientar que a posição dos Clubes poderá ser alterada a cada quadrimestre ao longo do ciclo.

Como o Ano-Calendário dos CBI passou a ser de 01 de maio de um ano a 30 de abril do ano seguinte, é importante destacar que o fechamento do QGM deste Ciclo Olímpico acontecerá no dia 30 de abril de 2024, momento em que serão reconhecidos os resultados finais de todos os Clubes no ciclo.

Ressalta-se que o QGM servirá de indicador para a distribuição de bônus de meritocracia dos futuros editais dos eixos do Programa de Formação de Atletas preparatórios para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.

Caso haja empate entre os Clubes no Quadro Geral de Medalhas, os critérios de desempate sequencialmente serão:

  1. Maior quantidade de medalhas de ouro;
  2. Maior quantidade de medalhas de prata;
  3. Maior quantidade de medalhas de bronze;
  4. Maior quantidade de participação em CBI em todos os esportes;
  5. Persistindo o empate, o Clube com maior tempo de integração no CBC terá prioridade.

 

 5. PRÊMIO CLUBE FORMADOR

 

 

 

 

Como já citado, o Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero é atualizado e divulgado ao término de cada CBI, sendo que os Clubes que estiverem, no dia 30 de abril de cada ano, em 1º lugar no Ranking Feminino e 1º lugar no Ranking Masculino em cada um dos Esportes apoiados pelo CBC, serão os vencedores do “Prêmio Clube Formador”.

O “Prêmio Clube Formador” será entregue anualmente no Congresso Brasileiro de Clubes. O evento faz parte da programação da Semana Nacional dos Clubes promovida pela FENACLUBES a cada ano.

Importante relembrar que para participar do Congresso, o Clube deverá aderir à Contribuição Administrativa junto à FENACLUBES, parceira oficial do CBC na realização dos eventos. Além da presença na Cerimônia de Premiação, o Clube poderá participar da importante programação do maior evento clubístico da América do Sul.

Garanta já sua participação na cerimônia do “Prêmio Clube Formador”!

Para mais informações visita o site da FENACLUBES