Clube de Regatas do Flamengo – RJ é mais um nome de peso no Prêmio Clube Formador nas categorias Remo e Nado Artístico

24, Janeiro 2022
Clube de Regatas do Flamengo – RJ mais um nome de peso no Prêmio Clube Formador

Da Austrália surgiu uma das grandes responsáveis pelos primeiros passos do Nado Artístico, Annette Kellerman, grande atleta da natação, foi para Europa no início do século XX e lá fez as primeiras demonstrações de balé aquático. A primeira apresentação do Nado Artístico em Olímpiadas ocorreu nos Jogos de Londres 1948. Em Helsinque 1952, a Federação Internacional de Natação (FINA) oficializou as regras do esporte e, em 1953, a modalidade foi incluída na agenda do Mundial de Esportes Aquáticos.

Já no Remo, os ingleses foram os responsáveis pela difusão do esporte em todo o mundo. Foram eles que fundaram o primeiro Clube de Remo, o Leander Club,  em 1817. As regatas se espelharam rapidamente na Europa e chegaram aos Estados Unidos. Em 1892, foi criada, em Turim, a Fédération Internacionale dês Sociétés d’Aviron (FISA). Apesar de ser um esporte com registros antigos, o Remo não foi incluído nos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna por causa das condições climáticas, mas esteve presente nos Jogos seguintes, em Paris 1900.

Esses dois esportes tiveram a representação de um dos maiores nomes do Brasil e do Mundo, no Prêmio Clube Formador. O Clube de Regatas do Flamengo – RJ, mostrou toda a sua força, garra e preparação, e recebeu o Troféu nas categorias Remo e Nado Artístico, apresentado pelo vídeo com o tema ““A Preparação e a Raça Rubro-Negra”.

A cerimônia do Prêmio Clube Formador acontecerá todos os anos, desta vez, premiando a atuação dos Clubes nos Campeonatos Brasileiros Interclubes® - CBI a cada ano do ciclo 2021-2024.  Em 2022 os Clubes receberão o Troféu durante o Congresso Brasileiro de Clubes, realizado em parceria com a FENACLUBES.