Medalhas e quebra de recordes marcam a participação de brasileiros no Mundial Indoor de Atletismo

21, Março 2022
Darlan Romani

Terminou neste domingo em Belgrado na Sérvia, mais uma edição do Campeonato Mundial Indoor de Atletismo. O Brasil teve a participação de 17 atletas (onze no Masculino e seis no Feminino) e voltou com duas medalhas e cinco recordes sul-americanos na bagagem.

A medalha de ouro foi conquistada por Darlan Romani no arremesso do peso. O “Sr. Incrível”, como é carinhosamente conhecido, conseguiu a marca de 22,53m, novo recorde mundial e sul-americano indoor.

Darlan Romani

Darlan Romani que é de Concórdia/SC sempre foi atleta clubista e por muitas temporadas defendeu as cores do Esporte Clube Pinheiros-SP. Com este resultado, Darlan se tornou o quarto campeão mundial em pista coberta e assegurou o quinto ouro do Brasil na competição, que já tinha a vitória de Zequinha Barbosa, em Indianápolis-1987, nos 800m, de Fabiana Murer, em Doha-2010 no salto com vara, e de Mauro Vinícius da Silva, o Duda, em Istambul-2012 e Sopot-2014 no salto em distância.

Na história, o Brasil agora tem 17 medalhas em Mundiais em pista coberta, sendo 5 de ouro, 6 de prata e 6 de bronze, caracterizando a melhor campanha do Brasil em um Mundial Indoor.

Outros resultados do Brasil

Além da medalha de ouro de Darlan Romani, o Brasil conquistou também uma medalha de prata com Thiago Braz no salto com vara. Depois do bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Thiago subiu um degrau no pódio e desta vez ficou com a prata ao conseguir a marca de 5,95m e assegurando o recorde sul-americano indoor na prova.

No salto em altura, Thiago Moura ficou em quinto lugar, com 2,31m, também recorde sul-americano. Outro recorde continental foi obtido por Vitória Rosa (EC Pinheiros-SP), com 7.14s, nas semifinais dos 60m.

Rafael Henrique Pereira nos 60m com barreiras terminou a prova com a marca de 7.58s que também é recorde sul-americano.

O presidente do Conselho de Administração da CBAt, Wlamir Motta Campos, destacou a participação dos brasileiros no Mundial Indoor de Atletismo. “É o resultado do crescimento do esporte e o atletismo do Brasil se destacando mais uma vez internacionalmente, o que é bom para o negócio atletismo, o desenvolvimento e o surgimento de novos atletas, para o crescimento da modalidade. Todos estão de parabéns" finalizou.

A Confederação Brasileira de Atletismo-CBAT e o Comitê Brasileiro de Clubes-CBC são parceiros na realização de Campeonatos Brasileiros Interclubes®-CBI e também na Formação de Atletas.