Representantes de Clubes participam de Assembleia Geral e aprovam as contas de 2021 do CBC

14, Março 2022

Aconteceu neste sábado (12) na cidade de Campinas-SP, a Assembleia Geral do Comitê Brasileiro de Clubes-CBC. Representantes de Clubes integrados estiveram reunidos na sede da APESEC, e na Assembleia Ordinária aprovaram a Prestação de Contas do CBC referente ao exercício de 2021.

O Presidente do CBC, Paulo Maciel, acompanhado de sua Diretoria, abriu os trabalhos indicando o Presidente do Club Athletico Paulistano-SP, Sr. Paulo Movizzo, para presidir a Assembleia, que por sua vez indicou como Secretário o Sr. Arialdo Boscolo, representando a Sociedade Hípica de Campinas-SP, o que teve o consentimento de todos.

Como aconteceu nos anos anteriores, os documentos foram apresentados por meio do Relatório de Gestão e Prestação de Contas 2021 que traz temas como os resultados do Programa de Formação de Atletas, a Aplicação dos Recursos, o acompanhamento dos Editais para cada um dos Eixos de Formação: Materiais e Equipamentos Esportivos, Recursos Humanos e as Competições, por meio da realização dos Campeonatos Brasileiros Interclubes® - CBI. Também receberam grande destaque no relatório os Rankings de Clubes por Esporte e por Gênero, o Quadro Geral de Medalhas – QGM (ambos parciais até 31 de dezembro de 2021), além do desempenho dos atletas Clubistas nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.  Por fim o Relatório traz o Plano de Aplicação de Recursos e os Editais de Empenho para cada um dos Eixos, devidamente publicados no Diário Oficial da União - DOU, e ainda todas as informações contábeis e financeiras e de regularidade fiscal e trabalhista do CBC.

Após apresentação dos elementos centrais, e a devida a apreciação pelos representante de Clubes presentes, o Comitê Brasileiro de Clubes – CBC mais uma vez manteve sua tradição e teve as contas aprovadas em sua totalidade, por unanimidade e sem qualquer tipo de questionamento. Junto à AGO também foi realizada a Assembleia Geral Extraordinária (AGE), que aprovou pequenas alterações no estatuto do CBC visando ajustar a entidade à nova legislação e também a questões administrativas.

Assembleia CBC 2022

Presidentes de Clubes que estavam presentes destacaram a seriedade do CBC quando o assunto é a sua Prestação de Contas. “Mais uma vez o CBC apresentou com bastante transparência suas contas e para nós, como Clubes que participamos deste Comitê, é muito importante ter uma confiança e uma segurança de que os recursos são repassados de forma igualitária e atendem requisitos pré-estabelecidos”, afirmou a presidente do Clube Duque de Caxias-PR, Nádia Passos.

O presidente da Assembleia Paraense-PA, Paulo Coimbra Storino, elogiou a qualidade do Relatório de Gestão e afirmou que os Clubes devem se espelhar no que foi apresentado. E finalizou afirmando que a parceria entre Assembleia Paraense e CBC está mais forte do que nunca. “Saio muito satisfeito com todas as explicações e levando este material muito bem produzido, que serve de exemplo para todos nós, Clubes. Essa Assembleia só ratifica o trabalho incessante realizado pela diretoria do CBC na missão de transformar o esporte olímpico através dos Clubes. A Assembleia Paraense está junto neste objetivo maior que é essa formação olímpica e junto com o CBC será possível alçar voos maiores”.

O presidente do Praia Clube-MG, Carlos Augusto Ribeiro Ferreira Braga, destacou a transparência na prestação de contas e a importância dos Clubes poderem saber para onde os recursos estão sendo destinados. “É muito importante estarmos reunidos numa assembleia desta magnitude e vermos a transparência nos números do CBC. Um sucesso absoluto tanto em termos de trabalho como em termos numéricos, e a gente sai daqui com as aprovações unânimes sabendo onde o dinheiro está sendo aplicado, de forma correta e transparente. E isso é bom para nós Clubes, é muito bom saber que está sendo tudo bem administrado”.

Carlos Henrique Martins Teixeira, Vice-Presidente do Minas Tênis Clube-MG destacou que a parceria entre CBC e Clubes se aprimora cada vez e isso só traz bons resultados. “O CBC promoveu um debate muito aberto com os Clubes filiados e eu reputo isso como muito positivo. Quero frisar que os Clubes são parceiros, que estamos navegando no mesmo barco de formação dos atletas e por isso a administração do dinheiro público está num processo de governança cada vez mais aprimorado, e eu parabenizo o CBC por todo este trabalho. Estamos aqui para juntos construirmos esse caminho”, finalizou.

E quem ainda não teve acesso ao Relatório de Gestão 2021 do CBC basta acessar o link https://www.cbclubes.org.br/upload_arquivos/202203/REL_GESTAO_CBC_2021_220307_WEB.pdf

Visita à sede do CBC

visita sede CBC 1

No dia das Assembleias, como parte da programação do evento, os presidentes e representantes dos Clubes tiveram a oportunidade de conhecer as sedes do CBC Campinas-SP e também da FENACLUBES. Muitos só conheciam a entidade e até colaboradores por meio de fotos ou ligações telefônicas.

Todos foram recepcionados pelo presidente Paulo Maciel, Vice-presidentes Fernando Cruz e Edson Garcia e o Presidente do Conselho Consultivo, Jair Pereira, além dos Superintendentes da sede, Gianna Lepre e da subsede João Paulo Gonçalves.

A visita passou por todos os setores do CBC quando foi explicado o trabalho realizado em cada área, terminando na sala da Presidência. O presidente Paulo Maciel não escondeu sua satisfação em estar recebendo tantos Clubes ao mesmo tempo no CBC. “Estou muito feliz em estar recebendo todos vocês aqui. É muito importante para nós estreitar cada vez mais essa relação e mostrar mais de perto nossa sede e nosso trabalho. Por isso repito. É uma honra ter todos vocês aqui. Podem ficar à vontade, afinal a casa é de vocês!”, finalizou.

visita sede CBC 2

Confira outras fotos da Assembleia Geral 2022 e da visita dos Clubes a sede do CBC em Campinas-SP acessando https://www.flickr.com/photos/cbclubes/albums/72177720297343037