Um dos esportes mais praticados no país está fechado com o CBC para este ano

4, Maio 2022
Um dos esportes mais praticados no país está fechado com o CBC para este ano

O Tênis de Mesa nasceu Inglaterra no século XIX, imitando o jogo de tênis em um ambiente fechado, possibilitando assim sua prática durante o inverno.

No Brasil, o esporte que por muito tempo foi popularmente chamado de Ping-Pong tem sua história ligada aos Clubes, onde originalmente era exclusivamente praticado. Os primeiros praticantes eram turistas ingleses que, por volta de 1905, começaram a implantar o Tênis de Mesa no país. Pode-se fixar o ano de 1912 como o início das atividades oficiais do esporte, onde foi disputado o primeiro campeonato por equipes na cidade de São Paulo/SP, sagrando-se vencedor o Vitória Ideal Clube.

A estreia em Jogos Olímpicos, aconteceu em Seul, na Coreia do Sul, em 1988, onde o Brasil foi representado por Claudio Kano e Carlos Kawai.

Nos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996, Hugo Hoyama conquistou para o Brasil o melhor resultado de sua história, chegando nas oitavas de final.

O melhor mesatenista brasileiro da atualidade é Hugo Calderano, que hoje ocupa a 3ª colocação no ranking mundial da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF). Em Jogos Olímpicos, Calderano chegou às oitavas de final no Rio 2016 e nos Jogos de Tóquio 2020, Hugo alcançou seu melhor resultado chegando às quartas de final do torneio individual, feito que foi repetido também na disputa por equipes.

Conquistas inéditas faz o Tênis de Mesa só crescer no país. Em 2021, marcando o encerramento do ano, CBTM e CBC realizaram o maior Campeonato Brasileiro Interclubes®-CBI da história. A competição foi realizada na cidade de Joinville-SC e contou com a participação de mais de 2000 atletas.

Graças a estes excelentes resultados, a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa-CBTM e o Comitê Brasileiro de Clubes-CBC assinaram um novo Plano de Trabalho para o Ano II do Ciclo, que vai até o dia 30 de abril de 2.023.

Fique atento!

Neste novo acordo assinado está programada a realização de novas competições ao longo do ano, e por isso, os Clubes integrados interessados em desenvolver o esporte tem até o próximo dia 10 de maio para manifestar interesse pelas competições.