Campeonatos Brasileiros Interclubes - CBI® vão promover uma mini edição de Jogos Olímpicos no Ano II do Ciclo

19, Maio 2022
Campeonatos Brasileiros Interclubes - CBI® no Ano II do Ciclo vai ser uma mini edição de Jogos Olímpicos

Os amantes de Jogos Olímpicos podem ficar tranquilos pois não vão ter que esperar chegar Paris-2024 para ver tantos esportes em ação. O Comitê Brasileiro de Clubes-CBC em parceria com as Confederações e Ligas Nacionais praticamente estarão realizando já em 2022 uma espécie de “mini olimpíadas”, com a realização de tantos Campeonatos Brasileiros Interclubes-CBI® que estão programados para este Ano II do Ciclo.

O primeiro deles foi o CBI de Remo Barcos Curtos e desde esta quarta-feira está acontecendo em Porto Alegre/RS, o CBI Troféu Brasil de Ginástica Artística, evento que contará com a participação de grandes nomes do esporte como os medalhistas em Jogos Olímpicos Arthur Zanetti e Rebeca Andrade.

E para abrilhantar ainda mais o calendário de competições 2022-2023 do CBC, oito novos esportes acabam de assinar seus Planos de Trabalho e confirmaram a parceria. São eles: Atletismo, Badminton, Handebol e Natação considerando os gêneros masculino e feminino.

Atletismo

atletismo

Um dos esportes mais democráticos da história é o Atletismo e faz parte do programa olímpico desde a primeira edição dos Jogos Modernos, em Atenas, capital da Grécia, em 1896. O Atletismo recebeu seu formato moderno no começo do século 19, na Inglaterra e basicamente engloba as competições em estádio, como as corridas, saltos, lançamentos e provas combinadas. E também há as corridas de rua, no campo (Cross Country), em montanha e a marcha atlética.

No Brasil, o Atletismo começou a ser praticado no fim do século 19 e em 1924, o país participou pela primeira vez de uma edição de Jogos Olímpicos ao mandar uma equipe para Paris, na França. Na edição de 1952, nos Jogos de Helsinque, na Finlândia, Adhemar Ferreira da Silva conquistou a medalha de ouro no salto triplo, repetindo o feito quatro anos depois nos Jogos Olímpicos de Melbourne, na Austrália.

Neste novo Plano de Trabalho assinado entre a Confederação Brasileira de Atletismo-CBAt e o Comitê Brasileiro de Clubes-CBC estão previstas para acontecer em 2022 quatro competições, sendo a primeira delas já no próximo mês de junho, que será o tradicional Troféu Brasil Interclubes de Atletismo no estádio Nilton Santos no Rio de Janeiro/RJ. As outras competições deste ano acontecerão São Paulo, Mato Grosso e Santa Catarina.

Badminton

badminton

O Badminton é o segundo esporte mais assistido em Jogos Olímpicos e muito praticado nos países asiáticos tendo sua hegemonia disputada entre chineses, japoneses, indonésios, malaios e indianos.

Na Europa, a força está na equipe da Dinamarca, seguida por vários outros times poderosos como: Inglaterra, Alemanha, Espanha, França, entre outros.

Chegando aqui pelos lados da América, o Canadá é o país a ser batido. O Brasil é hoje a segunda força das Américas, seguido pelos Estados Unidos.

O Badminton brasileiro ganhou destaque ainda maior a partir dos Jogos Pan Americanos do Rio de Janeiro em 2007 quando conquistou sua primeira medalha na competição. Desde então, foram várias medalhas conquistadas, além da participação de atletas brasileiros nas edições dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e Tóquio 2020.

Hoje os Campeonatos Brasileiros Interclubes-CBI® de Badminton, competições realizadas em parceria com o CBC contam com a participação de atletas das cinco regiões do país e sua grandeza pode ser comparada a muitos torneios internacionais.

Por isso, mais uma vez a Confederação Brasileira de Badminton-CBBd e o Comitê Brasileiro de Clubes-CBC assinam o Plano de Trabalho e firmam parceria para a realização de CBI no Ano II do Ciclo Olímpico.

No acordo assinado, estão previstas a realização de 3 competições sendo a primeira no mês de junho em Curitiba/PR e as outras duas nos meses de fevereiro e março de 2023.

Handebol

handebol

O Handebol é considerado por muitos o futebol jogado com as mãos. Diferenças a parte, algumas coisas são muito iguais como a bela defesa de um goleiro, ou então, aquele golaço que levanta a galera no ginásio.

Por vários anos, o Handebol no Brasil ficou restrito a São Paulo, sendo apenas após a década de 60 que o esporte começou a ser praticado em todo o país.

A chegada do Handebol ao Brasil se deu graças à colônia alemã, e foi muito desenvolvido em seu início nas escolas, chegando a ser incluído em 1971 nos Jogos Estudantis e Universitários Brasileiros.

No entanto, foi quando o esporte chegou aos Clubes que ganhou mais força e a partir daí a formação de atletas passou a ser uma constante e Clubes passaram a fornecer atletas para integrar as Seleções Brasileiras tanto masculina, quanto feminina.

Seja entre os homens ou entre as mulheres, o Handebol do Brasil sempre teve um destaque internacional, mas no feminino, os feitos são grandiosos. Nos Jogos Pan Americanos de Winnipeg em 1999, o Brasil ficou com a medalha de ouro e assim garantiu classificação para os Jogos Olímpicos de Sidney no ano seguinte. A partir daí, o Brasil sempre esteve presente em Jogos Olímpicos e após a edição de Londres em 2012, no ano seguinte sagrou-se campeão mundial de Handebol Feminino na competição disputada na Sérvia.

E para manter esta tradição, a Confederação Brasileira de Handebol-CBHb e o Comitê Brasileiro de Clubes-CBC assinaram o Plano de Trabalho que compreende a realização de 8 CBI a ser realizado nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás e Santa Catarina. As competições se iniciam a partir de agosto com destaque para a Liga Nacional a partir de dezembro.

Natação

natação

A Natação é um esporte muito desenvolvido dentro dos Clubes em todo o país e por isso grandes nomes do esporte ganharam títulos importantes e medalhas em Jogos Olímpicos. É o caso de Gustavo Borges, Fernando Scherer, o Xuxa, César Cielo, Thiago Pereira, Bruno Frattus, entre outros.

No entanto, a maioria desses esses atletas já encerrou suas carreiras dentro das piscinas, abrindo portas para as novas gerações que já começam a sonhar com Paris 2024, Los Angeles 2028 e até Brisbane – Austrália em 2032.

E como tudo tem um início, os Campeonatos Brasileiros Interclubes-CBI® de Natação, que serão realizados pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos-CBDA, em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes – CBC serão o bloco de partida para a concretização desses sonhos.

O Plano de Trabalho assinado entre as duas entidades prevê ainda este ano a realização de oito CBI nos estados do Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco e Maranhão, competições que acontecerão entre os meses de julho e dezembro.

 

Fique atento!

Para seu Clube não ficar de fora dos Campeonatos Brasileiros Interclubes - CBI® nestas novas parcerias, os Clubes integrados interessados em desenvolver esses esportes devem ficar atentos aos prazos.

Os Clubes de Atletismo e Badminton tem até o próximo dia 23 de maio para manifestar interesse pelo esporte. Já para os Clubes de Handebol e Natação o prazo termina na quarta-feira, dia 25 de maio.

Não deixe para a última hora e manifeste seu interesse!

 

Número já chega a 15 Confederações e Ligas Nacionais e 34 esportes

Até o momento o Comitê Brasileiro de Clubes-CBC já fechou parceria com 15 Confederações e Ligas Nacionais parceiras. São elas as Confederações Brasileiras de Atletismo (CBAt), Badminton (CBBd), Basquete (CBB), Desportos Aquáticos (CBDA), Esgrima (CBE), Ginástica (CBG), Handebol (CBHb), Judô (CBJ), Remo (CBR), Tênis (CBT), Tênis de Mesa (CBTM), Tiro com Arco (CBTARCO), Tiro Esportivo (CBTE) e Wrestling (CBW), além da Liga de Basquete Feminino (LBF).

Todos esses Planos de Trabalhos juntos compreendem 34 esportes, sendo 16 masculino e 18 feminino que totalizam investimentos superiores a R$ 27 milhões na realização de Campeonatos Brasileiros Interclubes - CBI® apenas no Ano II do Ciclo Olímpico.

Para acompanhar de perto quando e quais os locais onde vão acontecer os Campeonatos Brasileiros Interclubes - CBI®, acesse o Calendário de Competições no site do CBC e fique por dentro de tudo.