23 de junho comemora-se o Dia Olímpico

22, Junho 2022
23 de junho, dia olimpico

O Dia Olímpico é celebrado internacionalmente e remete à criação do Comitê Olímpico Internacional – COI, no ano de 1894. A data começou a ser comemorada em 1948, exatamente no momento mais difícil vivido pelo movimento criado pelo Barão Pierre de Coubertin, já que os Jogos de 1940 e 1944 foram cancelados por causa da Segunda Guerra Mundial.

Olimpismo e Movimento Olímpico possuem diferenças. O primeiro é a adoção da filosofia olímpica de vida como fator preponderante para a existência do homem em sua passagem pela terra. São os valores olímpicos como princípios de caráter, moral e ética do ser humano. Já o Movimento Olímpico possui abrangência social, tendo o esporte como ferramenta da promoção da saúde física e mental, da competição, da integração entre os povos por meio dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. O Movimento Olímpico celebra sobretudo a paz entre os povos. De acordo com a Carta Olímpica, o Comitê Olímpico Internacional (COI), as Federações Internacionais dos Esportes (Fis) e os Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) devem trabalhar juntos para promover este movimento. Unidas, estas entidades contribuem para a construção de um mundo melhor pautado em uma consciência democrática, humanitária, cultural e ecológica por meio da prática esportiva

Por este motivo, o Comitê Brasileiro de Clubes – CBC faz questão de divulgar e comemorar este dia, já que tem como missão formar atletas nos esportes olímpicos por meio dos Clubes, além do propósito de inspirar para o esporte e formar campeões.

No caso específico do Brasil, o dia 23 de junho também é dedicado à comemoração do Dia Nacional do Esporte.

Como desenvolvedores de atletas da base até o alto rendimento, os Clubes têm um papel fundamental no fomento do esporte olímpico em nosso país. Por meio deles, grandes nomes foram revelados ao longo da trajetória olímpica brasileira, e é por esse motivo que os Clubes devem seguir a ideia e promover o Dia Olímpico O CBC apoia esta data e tem orgulho de fazer parte deste movimento, na atuação pelo fortalecimento, fomento e valorização do esporte olímpico no Brasil e no mundo.