Gui Santos, atleta do Minas Tênis Clube–MG, é escolhido pelo Golden State Warriors no Draft da NBA

24, Junho 2022
gui santos no draft da nba

O Brasil terá mais um representante na NBA, a Liga Norte-Americana de Basquetebol.
Trata-se de Guilherme Santos, do Minas Tênis Clube – MG, que foi escolhido pelo Golden State Warriors,  equipe multicampeã de Basquetebol e referência no mundo inteiro.

O ala de 20 anos ficou na 55ª posição do segundo round do NBA Draft 2022, que aconteceu na noite desta quinta-feira (23).

O Draft da NBA é um evento anual no qual os times da National Basketball Association podem recrutar jogadores que são elegíveis para ingressar na liga na próxima temporada.

Gui Santos sempre se destacou nos Campeonatos Brasileiros Interclubes – CBI® em que participou, e se torna o 16º brasileiro a ser selecionado pela principal liga de basquete do planeta e o primeiro do país pela franquia de San Francisco. Ele será o 4º brasileiro a vestir a camisa da equipe. Anderson Varejão, Leandrinho Barbosa e Scott Machado foram os outros.

O CBC parabeniza os grandes parceiros do Basquetebol nacional - a Confederação Brasileira de Basquetebol – CBB, a Liga Nacional de Basquete – LNB e o Minas Tênis Clube-MG, referência esportiva do nosso país, pelo trabalho realizado na formação deste grande atleta, e também pelo empenho na valorização, fortalecimento e divulgação do Selo de Formação de Atletas, o qual pode-se perceber na foto oficial no Instagram do Golden State Warriors.

Delano Franco, Presidente da LNB, falou do orgulho pela indicação do atleta, parabenizou o Minas Tênis Clube e a parceria com o CBC, além de ressaltar a visão da LNB no esporte.  "Primeiro, é importante parabenizar o Minas Tênis Clube-MG por ter revelado um jovem tão talentoso quanto o Gui Santos. Para nós é motivo de orgulho ver um garoto brasileiro que se destacou em edições da Liga de Desenvolvimento de Basquete - LDB, fez uma ótima temporada no NBB e agora vai para a NBA atuar ao lado dos melhores jogadores do mundo. O que aconteceu com o Gui Santos é um exemplo da visão que a Liga Nacional de Basquete - LNB tem para o esporte: tornar nossa modalidade ainda mais atraente e competitiva, para o surgimento de novos ídolos. Para isso temos tido parcerias inestimáveis de instituições como o Comitê Brasileiro de Clubes - CBC, apoiador da LDB e do NBB. Que o Gui Santos tenha muito sucesso no Golden State Warriors!"

Segundo o Presidente do Minas Tênis Clube, Ricardo Vieira Santiago "o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes - CBC na formação é o diferencial para o esporte". Além disso, o vice-presidente do Minas também fez questão de citar o agradecimento ao CBC - "Obrigado. Trabalho conjunto de formação que fazemos com vocês. O apoio do CBC é essencial e viabiliza tudo isso. Conquista nossa, CBC e Minas Tênis Clube!".

Kouros Monadjemi, Presidente do Conselho Deliberativo do Minas Tênis Clube - MG e dirigente da Liga Nacional de Basquete - LNB também mostrou seus agradecimentos. "Parabéns Arialdo e equipe, mais um super atleta fruto da visão e apoio do CBC à Liga de Desenvolvimento".

O Secretário Geral do Conselho Consultivo do CBC, Arialdo Boscolo, destacou o trabalho em conjunto, realizado pelo basquetebol brasileiro. "O CBC vem atuando há anos apoiando a Liga de Desenvolvimento de Basquete - LDB junto à LNB, e para nós é uma alegria muito grande a indicação do Gui Santos. Nada se faz sozinho, esse trabalho continuado tem sido apoiado pelo CBC junto à CBB com os CBI® de base e à LNB com a LDB e também o NBB.  Está sendo uma grande virada do Basquete masculino no Brasil, isso tem se confirmado a cada conquista, a cada indicação, a cada talento revelado. Para o CBC é motivo de orgulho, ver um grande Clube como o Minas Tênis Clube-MG transformando e formando um grande atleta para o mundo. E não tenho dúvida que muitos outros virão, frutos do trabalho pelo basquetebol, tanto masculino quanto feminino. A união entre a LNB, CBB, Liga de Basquetebol Feminino - LBF, CBC, Clubes Formadores com apoio logicamente do Comitê Olímpico do Brasil - COB e da Secretaria Especial do Esporte - SEE, onde o próprio Secretario Marcelo Magalhães, é basqueteiro e tem incentivado o basquetebol. Enfim tudo isso, se transforma em um grande resultado. Parabenizo o basquetebol brasileiro e gostaria de destacar também a gestão do Delano que tem feito um excelente trabalho em frente a LNB".

Não é de hoje que Gui Santos é destaque. O atleta já esteve em evidência em outras oportunidades, sendo o tema principal de notícias do do CBC: