Acessibilidade


O direito à acessibilidade para as pessoas com deficiência é fundamental para os direitos humanos, e para o exercício da cidadania, garantindo assim o direito constitucional de igualdade de oportunidades de acesso às informações para todos. Portanto, o Comitê Brasileiro de Clubes segue as recomendações de acessibilidade indicadas para a web.
Por favor, ajuste suas preferências
Verifique se as suas preferências estão ajustadas.
Cores Originais
Alto Contraste
Recursos da Acessibilidade
O Rybená – tradutor de Libras e Voz é uma solução de acessibilidade que usa uma tecnologia de ponta e totalmente nacional. O software possibilita a tradução de textos em português para a Língua de Sinais Brasileira (Libras), além de converter a escrita em português para o idioma falado. Essa ferramenta permite a acessibilidade assistida que facilitará o acesso às informações.

COMO FUNCIONA
  1. Clique nas mãos e/ou rosto (lado esquerdo da página).
  2. Selecione o texto que deseja traduzir.
  3. Aguarde e veja a tradução.
Modais (imagens ou textos que aparecem sobrepostos ao conteúdo do site) e Flash não são utilizados, pois suas características impossibilitam o acesso dessa parte do conteúdo a deficientes visuais. Navegação via teclado, através de teclas de atalho, para que o usuário não precise buscar pelos botões de navegação na tela, podendo concentrar-se apenas na informação.

O menu invisível é o primeiro item de navegação da pessoa com deficiência, possibilitando a esta percorrer as páginas de forma mais objetiva, direcionando-a às áreas de topo, menu e rodapé. Todas as imagens são acompanhadas por uma descrição, garantindo a compreensão do que está sendo retratado.
Aumente ou diminua a fonte
-
+
O usuário também pode utilizar a ferramenta de aumento e diminuição de fonte do próprio browser:

Pressione Ctrl + para aumentar o tamanho da fonte;
Pressione Ctrl - para diminuir o tamanho da fonte;
Pressione Ctrl 0 para que a fonte retorne ao tamanho original.
Cancelar
OK
ou
CBC

Notícias

Página Inicial - Comunicação - Informações - Notícias

Voltar

19/11/2020Campeonatos Brasileiros Interclubes®: Fique atento às exigências

Os Campeonatos Brasileiros Interclubes® estão programados para retornar em 2021.

Por isso, é muito importante que todos os clubes integrados estejam atentos à relação de itens de tudo que deve ser providenciado para que a entidade esteja em dia e garanta sua participação nos CBI:

  • Termo de Compromisso: Como prevê o Ato Convocatório nº 10 - Eixo Competições, todos os clubes integrados devem assinar o termo de compromisso para participar dos CBI. Na etapa anterior, os clubes interessados devem manifestar interesse em participar do Edital 10 como anunciado anteriormente;
  • Clube Anfitrião: Os clubes interessados em sediar um Campeonato Brasileiro Interclubes® também deve sinalizar isso no termo de compromisso, como determina o Ato Convocatório.
  • Plano de Comunicação: Como estabelecido desde o início dos CBI, clubes anfitriões devem apresentar um Plano de Comunicação do campeonato que vai sediar, apresentando o layout das principais peças de comunicação e das ações antes, durante e após o evento. Entre em contato com a área de Comunicação do CBC, pelo e-mail marketing@cbclubes.org.br, para mais informações;
  • Comitê Digital: Independentemente da modalidade que o integrado pertence, todos os clubes devem sempre manter atualizados seus dados no Comitê Digital para que sejam beneficiados pelas hospedagens e passagens aéreas dos CBI;
  • Selo de Formação de Atletas: Lembre-se que o novo Selo de Formação de Atletas deve estar presente e nos uniformes de treino e de jogo das equipes participantes dos Campeonatos Brasileiros Interclubes®, sob pena de multa em caso de ausência. Todas as orientações para o uso correto estão no Manual de Aplicação;
  • Site: Além da presença do novo Selo de Formação de Atletas, os sites dos clubes integrados ao CBC devem apresentar a relação dos CBI em que a entidade vai participar, assim como fotos dos Campeonatos que as equipes do clube já participaram, acompanhado de fotos e imagens do uniforme com Selo de Formação de Atletas aplicado;
  • Certificação SEE: Os clubes devem regularizar, até o dia 31 de março de 2020, sua certificação junto à Secretaria Especial do Esporte (SEE) do Ministério da Cidadania. Esta é uma das exigências para o clube estar preparado para participar do Edital 9 (com foco na aquisição de materiais esportivos), lançado em 2 de outubro. O documento é fundamental tanto para os clubes que não o possuem como aqueles que já o tem, mas deverão atualiza-lo.

Ainda em novembro, já tem início a competição NBB, em parceria com a Liga Nacional de Basquete (LNB), e a Superliga Banco do Brasil, em parceria com a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). Esses campeonatos fazem parte da temporada 2021 da LNB e CBV respectivamente.

Os Campeonatos Brasileiros Interclubes fazem parte da Política de Formação de Atletas do CBC, que visa ao desenvolvimento de seus clubes integrados atuando sob três pilares: a aquisição de materiais e equipamentos esportivos, a viabilização de equipes técnicas e multidisciplinares que apoiam os esportistas, e a participação em competições.

Durante o próximo ciclo olímpico, mais de 600 competições estão previstas.

Neste contexto, Confederações e Ligas são responsáveis pela organização destas competições, garantindo a sustentabilidade técnica e oficialidade dos campeonatos.

Ofício aos Clubes

Durante a semana do dia 16 de novembro, os clubes integrados ao CBC receberão um ofício em que está orientado todo o processo de atualização de informações da entidade junto à plataforma Comitê Digital. São dados exigidos referentes a responsáveis técnicos dos clubes, documentos e esportes apoiados no âmbito do Programa de Formação de Atletas do CBC. O prazo final para o envio dessas informações é 25 de novembro de 2020. O documento ainda informa sobre a necessidade do clube de enviar o Ofício de Manifestação de Interesse referente ao Edital 10 para o e-mail atoconvocatorio10@cbclubes.org.br.



Conteúdo

20/11/2020 - Programação Prevista
Download


CBC
Campinas/SP: R. Açaí, 566 - Bairro das Palmeiras - CEP: 13092-587 - (19) 3794-3750
Brasília/DF: SBN Qd.02 Bloco F, Lt. 12, Sala 1503 - Ed. Via Capital - CEP: 70040-020 - (61) 2099-2600