Acessibilidade


O direito à acessibilidade para as pessoas com deficiência é fundamental para os direitos humanos, e para o exercício da cidadania, garantindo assim o direito constitucional de igualdade de oportunidades de acesso às informações para todos. Portanto, o Comitê Brasileiro de Clubes segue as recomendações de acessibilidade indicadas para a web.
Por favor, ajuste suas preferências
Verifique se as suas preferências estão ajustadas.
Cores Originais
Alto Contraste
Recursos da Acessibilidade
O Rybená – tradutor de Libras e Voz é uma solução de acessibilidade que usa uma tecnologia de ponta e totalmente nacional. O software possibilita a tradução de textos em português para a Língua de Sinais Brasileira (Libras), além de converter a escrita em português para o idioma falado. Essa ferramenta permite a acessibilidade assistida que facilitará o acesso às informações.

COMO FUNCIONA
  1. Clique nas mãos e/ou rosto (lado esquerdo da página).
  2. Selecione o texto que deseja traduzir.
  3. Aguarde e veja a tradução.
Modais (imagens ou textos que aparecem sobrepostos ao conteúdo do site) e Flash não são utilizados, pois suas características impossibilitam o acesso dessa parte do conteúdo a deficientes visuais. Navegação via teclado, através de teclas de atalho, para que o usuário não precise buscar pelos botões de navegação na tela, podendo concentrar-se apenas na informação.

O menu invisível é o primeiro item de navegação da pessoa com deficiência, possibilitando a esta percorrer as páginas de forma mais objetiva, direcionando-a às áreas de topo, menu e rodapé. Todas as imagens são acompanhadas por uma descrição, garantindo a compreensão do que está sendo retratado.
Aumente ou diminua a fonte
-
+
O usuário também pode utilizar a ferramenta de aumento e diminuição de fonte do próprio browser:

Pressione Ctrl + para aumentar o tamanho da fonte;
Pressione Ctrl - para diminuir o tamanho da fonte;
Pressione Ctrl 0 para que a fonte retorne ao tamanho original.
Cancelar
OK
ou
CBC

CBC Potencializa Força

Página Inicial - O CBC - Sobre o CBC - CBC Potencializa Força

Intervenções potencializam a força dos Clubes

Confira as ações do CBC e FENACLUBES para apoiar o segmento frente à pandemia



Entidades parceiras no desenvolvimento do esporte, o Comitê Brasileiro de Clubes - CBC e a Confederação Nacional dos Clubes - FENACLUBES relacionaram todas as ações promovidas neste ano para fortalecer o trabalho dos clubes. A relação responde aos anseios do segmento diante do cenário mundialmente impactado pelo novo Covid-19, com foco em manter o bem-estar da sociedade, promovendo oportunidades de desenvolvimento integral do ser humano nas dimensões de atuação dos clubes: social, cultural, esportiva e do lazer, em especial para a manutenção do projeto de formação para o esporte olímpico e paralímpico.

O segmento clubístico gera centenas de milhares de empregos diretos no País. Com destaque ímpar no esporte, são os clubes os responsáveis por formar atletas e viabilizar a representatividade brasileira nas principais competições nacionais e internacionais. Praticamente a totalidade dos nossos medalhistas olímpicos receberam a formação técnica esportiva dentro dos clubes.

As ações implementadas pelo CBC e FENACLUBES vão ao encontro das propostas elaboradas e implementadas pela Secretaria Especial do Esporte - SEE do Ministério da Cidadania. Reunidas, as entidades buscam apoiar clubes, atletas e instituições parceiras em seu trabalho de enfrentamento da pandemia do Covid-19.

Com foco em apresentar soluções legítimas ao segmento, o CBC e a FENACLUBES atuam ininterruptamente, trabalhando para garantir contribuições consistentes como:

DEZ INTERVENÇÕES DIRETAS DO CBC E FENACLUBES

1. Apoio prévio aos Jogos Olímpicos de Tóquio para 2021

Em proteção ao esporte, aos atletas e aos clubes, por meio de Resoluções de suas Diretorias, o CBC e a FENACLUBES defenderam as recomendações da Organização Mundial de Saúde, apoiando oficialmente o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio para 2021. Em consonância com o Comitê Olímpico do Brasil e o Comitê Paralímpico Brasileiro, foi pleiteado o adiamento do evento, entendendo a importância da medida de segurança para todos os atletas, comissões técnicas, patrocinadores, clubes e envolvidos na maior competição do universo olímpico.

2. Mais recursos para investimento em formação esportiva

A antecipação da última parcela do Edital 06, destinado à viabilização de Equipe Técnica e Multidisciplinar visando a formação de atletas para o atual Ciclo Olímpico e Paralímpico, está possibilitando aos clubes parceiros a manutenção dos contratos dos profissionais do esporte, contratados no âmbito do Edital 06, até dezembro de 2020. Ao tempo em que muitos técnicos e até mesmo atletas estão sendo dispensados em função das dificuldades financeiras que acomete todo o setor, esse recurso garantiu aos clubes as condições necessárias para manter esse quadro de profissionais.

3. Reforço dos laços de cooperação associativa com os clubes filiados

Acompanhando as decisões governamentais, o CBC publicou uma Resolução visando empreender medidas de cautela para manter a conformidade temporal dos processos relativos às parcerias celebradas que se encontram em curso, de forma a manterem sua fluidez mesmo nesse cenário de calamidade pública e de emergência de saúde pública. Foram adotadas medidas para desburocratizar procedimentos das parcerias relativas ao Eixo de Recursos Humanos, bem como facilitar o cumprimento dos atos processuais, adequando as obrigações dos clubes às condições do momento atual.

4. Recursos para modernização dos equipamentos esportivos dos clubes

Para agilizar a injeção de recursos para atualização e modernização dos equipamentos e materiais esportivos destinados aos atletas em formação, mesmo em tempos de isolamento social, o CBC tomou medidas para manter os procedimentos internos e emitir as autorizações para os clubes prosseguirem com os processos de aquisição relativos ao Edital 07 - Fase 2, que destinou recursos na ordem de mais de R$ 65.000.000,00 aos clubes filiados. Para tanto restabeleceu todos os procedimentos necessários à emissão das Ordens de Início, incluindo a aprovação pelo Colegiado de Direção que passou a se reunir por videoconferência, garantindo assim a finalização dos procedimentos de formalização dos projetos.

5. Trabalhos acelerados garantem a antecipação do Edital 8

Célere diante à urgência, em tempos de crise, decorrente da pandemia da COVID-19, o CBC antecipou para 04 de maio a publicação do Edital 08 destinado à viabilização de Equipe Técnica e Multidisciplinar vinculada à formação de atletas, com aporte financeiro de R$ 130.000.000,00 para garantir os recursos humanos para o próximo ciclo olímpico e paralímpico nos clubes, em continuidade ao Edital 06, sem interrupção de seus contratos. Como inovações o Edital 08 apresenta:

  • Rapidez nos processos - Soluções projetadas para desburocratizar processos, aliadas à tecnologia foram implantadas para oferecer maior agilidade e praticidade nas plataformas de acesso e formalização do Edital 08, de modo que todas as etapas possam ser cumpridas mesmo com o trabalho remoto, tanto dos clubes quanto do próprio CBC.
  • Prevalência na valorização dos profissionais do esporte - Os clubes são responsáveis por centenas de milhares de famílias brasileiras, que dependem de seus empregos e fazem a diferença na sociedade. Enaltecendo os profissionais do esporte, que estão na linha de frente da formação de atletas, o CBC objetivou a manutenção do projeto de formação de atletas olímpicos para apoiar os clubes filiados na contratação e ou manutenção de profissionais para o próximo ciclo olímpico/paralímpico.
  • Flexibilidade na composição técnica e financeira das Equipes Multidisciplinares - Foram incluídas novas categorias e funções, dando ao clube mais autonomia para compor suas equipes, inclusive na atualização de valores de modo a contemplar suas necessidades futuras, potencializadas com a crise que estamos vivendo, garantindo a continuidade e a estabilidade do seu Programa de Formação de Atletas Olímpicos e Paralímpicos.
  • Esportes Paralímpicos recebem apoio de 15% para a atuação compulsória - Para incentivar a formação e apresentar a relevância do esporte paralímpico, o Edital 8 apresenta um diferencial que viabiliza o desenvolvimento do esporte paralímpico. Com o acréscimo automático de 15% sobre os valores atuais, os clubes terão a oportunidade de investir na formação de atletas paralímpicos, durante todo o ciclo olímpico (2021-2024).
6. Previsão de retomada dos Campeonatos Brasileiros Interclubes - CBI

O CBC já planeja o retorno do calendário de Competições para o segundo semestre, objetivando a realização de pelo menos 95 Campeonatos Brasileiros Interclubes® - CBI previstos, ainda em 2020. Retomando os contatos com as Confederações e Ligas, o CBC está empenhado para, em conjunto com essas entidades parceiras, reorganizar o calendário do segundo semestre, e em breve voltar a viabilizar a participação de milhares de atletas em competições nacionais em todas as partes do país.

7. Reconhecimento e divulgação ampliados

Com as ações de reconhecimento do trabalho dos clubes em todas as suas vertentes, milhares de pessoas já foram alcançadas durante a quarentena, com a divulgação de vídeos institucionais lançados em campanhas de valorização do segmento, destaca a importância dos clubes na formação de atletas olímpicos e paralímpicos, transmitindo uma mensagem de confiança no futuro, e muita energia positiva para o enfrentamento das dificuldades momentâneas.

8. Evento exclusivo para a formação de gestores e fortalecimento do segmento clubístico

De outra parte, a FENACLUBES segue firme com sua vasta agenda de ações voltadas à capacitação, formação e treinamento dos gestores de clubes, com foco em qualificar a gestão nas principais dimensões de sua atuação: social, cultural e esportiva. Assim a FENACLUBES realizará no período de 27/10 a 02/11/2020 a 1ª Semana Nacional dos Clubes, que será composta pela Conferência Nacional dos Gestores de Clubes e pelo Congresso Brasileiro de Clubes. Na programação da Conferência está o VI Seminário Nacional de Formação Esportiva, realizado em parceria com o CBC para debater os rumos da política de formação esportiva. Considerando sua vasta experiência, na realização dos maiores eventos do segmento, a FENACLUBES contratou palestrantes de renome para promover uma ampla reflexão sobre as principais questões enfrentadas pelos gestores do cotidiano do segmento clubístico, em especial no enfrentamento da crise causada pela pandemia do COVID-19. Serão 7 dias totalmente focados na capacitação e valorização dos gestores profissionais e estatutários dos Clubes de todo o Brasil. E para discutir e avaliar a política de capacitação, formação e treinamento dos gestores dos Clubes, serão realizadas ainda no segundo semestre, duas etapas dos Fóruns Nacionais dos Gestores de Clubes.

9. Ofícios ao Presidente da República para avalizar a abertura dos clubes

Em Ofícios enviados ao excelentíssimo Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, o CBC e a FENACLUBES, registraram a solicitação da inclusão dos clubes esportivos e sociais no mesmo rol de atividades autorizadas a retomar as atividades, ainda durante o período de isolamento. Além de incluir academias entre suas atividades, os clubes dispõem de diversos outros espaços, em sua maioria ao ar livre, que propiciam o contato com a natureza, indicado para as atividades físicas e viabilizando o distanciamento entre os praticantes. O posicionamento está diretamente ligado ao rendimento dos atletas brasileiros, que precisam se preparar para a retomada de competições, garantir a presença e resultados nos Jogos Olímpicos de 2021, além de apontar para os benefícios que os clubes oferecem à saúde e ao bem-estar da sociedade.

10. Lançamento de filme com campeão olímpico para os clubes receberem seus associados

Em mais uma produção especial, o CBC e a FENACLUBES apresentam um novo filme de reconhecimento da importância dos clubes para a sociedade brasileira. Com a marca da preparação para novos tempos, e com a excelência e o cuidado que o "novo normal" exige. O atleta olímpico, André Heller deu voz aos clubes para sancionar a certeza de boas-vindas aos associados, atletas e parceiros, em um cenário renovador.

Juntos somos mais fortes!



CBC
Campinas/SP: R. Açaí, 566 - Bairro das Palmeiras - CEP: 13092-587 - (19) 3794-3750
Brasília/DF: SBN Qd.02 Bloco F, Lt. 12, Sala 1503 - Ed. Via Capital - CEP: 70040-020 - (61) 2099-2600