Acessibilidade


O direito à acessibilidade para as pessoas com deficiência é fundamental para os direitos humanos, e para o exercício da cidadania, garantindo assim o direito constitucional de igualdade de oportunidades de acesso às informações para todos. Portanto, o Comitê Brasileiro de Clubes segue as recomendações de acessibilidade indicadas para a web.
Por favor, ajuste suas preferências
Verifique se as suas preferências estão ajustadas.
Cores Originais
Alto Contraste
Recursos da Acessibilidade
O Rybená – tradutor de Libras e Voz é uma solução de acessibilidade que usa uma tecnologia de ponta e totalmente nacional. O software possibilita a tradução de textos em português para a Língua de Sinais Brasileira (Libras), além de converter a escrita em português para o idioma falado. Essa ferramenta permite a acessibilidade assistida que facilitará o acesso às informações.

COMO FUNCIONA
  1. Clique nas mãos e/ou rosto (lado esquerdo da página).
  2. Selecione o texto que deseja traduzir.
  3. Aguarde e veja a tradução.
Modais (imagens ou textos que aparecem sobrepostos ao conteúdo do site) e Flash não são utilizados, pois suas características impossibilitam o acesso dessa parte do conteúdo a deficientes visuais. Navegação via teclado, através de teclas de atalho, para que o usuário não precise buscar pelos botões de navegação na tela, podendo concentrar-se apenas na informação.

O menu invisível é o primeiro item de navegação da pessoa com deficiência, possibilitando a esta percorrer as páginas de forma mais objetiva, direcionando-a às áreas de topo, menu e rodapé. Todas as imagens são acompanhadas por uma descrição, garantindo a compreensão do que está sendo retratado.
Aumente ou diminua a fonte
-
+
O usuário também pode utilizar a ferramenta de aumento e diminuição de fonte do próprio browser:

Pressione Ctrl + para aumentar o tamanho da fonte;
Pressione Ctrl - para diminuir o tamanho da fonte;
Pressione Ctrl 0 para que a fonte retorne ao tamanho original.
Cancelar
OK
ou
CBC

Poderes Constituídos

Página Inicial - O CBC - Sobre o CBC - Poderes Constituídos

Diretoria Executiva

O Comitê Brasileiro de Clubes é coordenado pela Diretoria, composta por três membros eleitos, distribuídos nos cargos de presidente, vice-presidente administrativo-financeiro e vice-presidente de formação de atletas. Compete à Diretoria administrar e representar o CBC ativa e passivamente, de acordo com o Estatuto Social; representar o CBC nos eventos promovidos pelas filiadas e vinculadas; abrir e movimentar contas bancárias, com assinatura conjunta do vice-presidente administrativo-financeiro; abrir e movimentar contas bancárias específicas dos recursos oriundos da Lei 13.756/2018, com a assinatura conjunta do vice-presidente de formação de atletas; assinar e encaminhar à Assembleia Geral o relatório da Diretoria e a prestação de contas referentes ao exercício findo, devidamente auditados por auditoria independente e acompanhados de parecer jurídico, entre outras atribuições.

Vice-Presidência Administrativo-Financeira

O vice-presidente administrativo-financeiro é o substituto eventual do presidente e do vice-presidente de formação de atletas. À equipe coordenada por ele compete a apresentação do orçamento anual e do balancete demonstrativo da situação econômico-financeira do CBC; a cobrança das contribuições associativas das filiadas e vinculadas; retirar certidões negativas e alvarás, dirigir assuntos administrativos, promover e submeter a política de recursos humanos à diretoria, determinar diligências e orientar órgãos no preparo, instrução e exame de processos, secretariar reuniões da Diretoria, divulgar atividades, dirigir eventos.


Vice-Presidência de Formação de Atletas

O vice-presidente de formação de atletas é o substituto eventual do vice-presidente administrativo-financeiro. A Vice-Presidência é responsável por elaborar o regulamento de integração das EPDs com o CBC; elaborar o regulamento para descentralização dos recursos previstos na Lei 13.756/2018, acompanhar e executar os projetos das filiadas, executados com recursos financeiros da Lei 13.756/2018, repassados ao CBC, entre outras competências pertinentes à formação de atletas.


Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal é formado por três membros titulares e dois suplentes. A este poder compete a análise de documentos e balancetes da contabilidade e da tesouraria, em especial as contas apartadas dos recursos públicos; dar parecer anual sobre o balanço financeiro e patrimonial do exercício anterior, sobre o valor, o período e a forma de cobrança da contribuição associativa de todas as filiadas e vinculadas do CBC e sobre o orçamento anual do Comitê. Também são competências do Conselho Fiscal fornecer todas as informações relativas à situação financeira, no âmbito de sua competência, orientar órgãos da organização, receber e analisar relatório de auditoria, fiscalizar a aplicação do Estatuto do CBC, emitir parecer sobre redução da contribuição associativa das filiadas e vinculadas e emitir parecer sobre os valores das remunerações dos membros dos Poderes Constituídos do CBC, com funções executivas.


Clique aqui para ler o Regimento do Conselho Fiscal


Conselho Consultivo

Este poder consiste num órgão executivo, de atuação efetiva e contínua de assessoramento permanente aos Poderes eletivos do CBC. Ele é constituído pelos ex-presidentes da Diretoria do CBC e presidido pelo último a passar a gestão. Entre as competências do conselho estão o parecer sobre consulta dos Poderes Constituídos da organização; fazer recomendações ou sugestões aos órgãos do CBC, no âmbito de sua competência; dar parecer sobre alteração e consolidação do Estatuto Social do CBC; estabelecer canal de comunicação entre o Comitê, suas filiadas e vinculadas, competindo-lhe intermediar estas relações e fortalecer os laços de confiança e colaboração que aproximam tais atores; participar de reuniões da Diretoria e de audiências públicas, reuniões e painéis de debate perante os integrantes do Sistema Nacional do Desporto e de Órgãos Públicos e apresentar sugestões para ações estratégicas do CBC.





CBC
Campinas/SP: R. Açaí, 566 - Bairro das Palmeiras - CEP: 13092-587 - (19) 3794-3750
Brasília/DF: SBN Qd.02 Bloco F, Lt. 12, Sala 1503 - Ed. Via Capital - CEP: 70040-020 - (61) 2099-2600