Diretoria

Diretoria Executiva

O Comitê Brasileiro de Clubes é administrado pela Diretoria, composta por três membros eleitos, distribuídos nos cargos de presidente, vice-presidente e vice-presidente administrativo. Entre as diversas atribuições, é importante ressaltar que compete à Diretoria gerir recursos e zelar pelas diretrizes da gestão democrática, sob a égide dos princípios da participação e da transparência, representar o CBC ativa e passivamente, de acordo com o Estatuto Social; assinar e encaminhar à Assembleia Geral o relatório anual de gestão da Diretoria do CBC, e a prestação de contas referente ao exercício findo, devidamente auditados por auditoria independente e acompanhados do parecer do Conselho Fiscal.


Presidência

O presidente é o responsável por administrar e representar a entidade, conforme as orientações do seu Estatuto Social. Representar o CBC nos eventos; zelar pelo cumprimento dos objetivos sociais e pelo patrimônio do Comitê; convocar e instalar as assembleias gerais; assinar os documentos jurídicos e correspondências dirigidas às entidades; referendar ou não os projetos esportivos a serem beneficiados com recursos do CBC, no âmbito do Programa de Formação de Atletas; entre outras atividades atribuídas.
 

Gestão 2021-2024 (01/01/2021 a 31/12/2024)
 

Paulo MacielPAULO MACIEL - PRESIDENTE 
Paulo Maciel é natural de Bonito (PE), mas reside há mais de 50 anos no Rio de Janeiro. É empresário e já foi presidente do Tijuca Tênis Clube, o mais longíquo a ocupar este cargo, ficando por 27 anos ininterruptos no comando. Foi vice-presidente administrativo-financeiro do CBC nas duas últimas gestões, entre os anos de 2014 e 2020. 



Vice-Presidência

A Vice-Presidência é responsável por elaborar o regulamento de integração das Entidades de Prática Esportiva - EPD - ao CBC; elaborar o regulamento para descentralização dos recursos previstos na Lei 13.756/2018, acompanhar a execução dos projetos das filiadas, realizados com recursos financeiros da Lei 13.756/2018 e repassados pelo CBC, entre outras competências pertinentes à formação de atletas.
 

Dr. Fernando FERNANDO MANUEL DE MATOS CRUZ
VICE-PRESIDENTE 

O cargo de vice-presidente é ocupado pelo médico pediatra Fernando Manuel de Matos Cruz, que também atua como coach, escritor e palestrante. Cruz tem pós-graduação em Professional & Self Coaching - PSC, pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC); em Administração Hospitalar pelo Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde IAHCS/PUC-RS e em Regulação do SUS pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Cruz também possui MBA em Liderança, Inovação e Gestão pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Ele já exerceu os cargos de presidente da Sociedade de Ginástica Porto Alegre, 1867 (Sogipa), vice-presidente do Conselho Deliberativo da Sogipa, diretor de Relações Interclubes da FENACLUBES presidente do CSI da Confederação Brasileira de Clubes e presidente da Fundação Sogipa de Comunicações da Faculdade Sogipa de Educação Física. 
 

Vice-Presidência Administrativa

A Vice-Presidência Administrativa é responsável pela apresentação do orçamento anual e do balancete demonstrativo da situação econômico-financeira do CBC; a cobrança das contribuições associativas das filiadas e vinculadas; retirar certidões negativas e alvarás, dirigir assuntos administrativos, promover e submeter a política de recursos humanos à diretoria, determinar diligências e orientar órgãos no preparo, instrução e exame de processos, secretariar reuniões da Diretoria, divulgar atividades, dirigir eventos.
 

Edson Garcia - Vice-presidente administrativo do CBCEDSON GARCIA VICE-PRESIDENTE ADMINISTRATIVO 
O cargo de vice-presidente administrativo é ocupado pelo economista com especialização em administração de empresa, Edson Garcia. Foi membro do Conselho Nacional do Esporte (CNE), membro do Comitê da Cadeia Produtiva do Esporte (CODE), presidente do Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo (Sindiclube/SP), exerceu os cargos de superintendente executivo do CBC e de diretor executivo da Federação Nacional dos Clubes (FENACLUBES), como também já foi presidente de clube, membro da Comissão Técnica do Ministério do Esporte - Comissão de Análise de Projetos para Lei de Incentivo Fiscal ao Esporte e membro da Comissão Organizadora das Conferências Nacionais de Esporte, realizadas pelo Ministério do Esporte.