Relatório de Gestão CBC 2020 destaca o Ranking dos Clubes por Esporte e o Quadro Geral de Medalhas

9, Março 2021
Ranking de Clubes por Esporte e o Quadro Geral de Medalhas classificam os clubes e traduzem a performance esportiva dos mesmos junto ao CBC
Ranking dos Clubes por Esporte

Com a finalidade de consolidar o processo de atuação e performance esportiva dos Clubes integrados ao CBC, uma das novidades do Relatório de Gestão 2020 é o Plano Medalhas, estabelecido a partir do sistema de "Desempenho Esportivo", que considera a meritocracia esportiva como critério e apresenta os resultados sistematizados pelo "Ranking de Clubes por Esporte" e pelo "Quadro Geral de Medalhas".

O Plano Medalhas foi desenvolvido a partir de um sistema onde os resultados esportivos obtidos, considerando as 3 primeiras colocações (Ouro, Prata e Bronze) conquistadas em Campeonatos Brasileiros Interclubes® - CBI e Campeonatos Nacionais e Internacionais validados pelo CBC, refletem a situação de performance e a atuação esportiva da rede de clubes integrados ao longo do Ciclo Olímpico 2017-2020. Para a composição do Ranking atual foram considerados todos os resultados informados pelos Clubes, analisados junto aos canais oficiais das respectivas entidades nacionais e internacionais e sistematizados somente aqueles resultados finalmente confirmados e validados pelo CBC.

A soma das conquistas de cada clube gera um Ranking organizado por esporte e demonstra a sua posição no âmbito dos clubes integrados ao CBC e que refletiu, na prática, o cenário do esporte nacional. Já o Quadro Geral de Medalhas do CBC é a conse­quência final do somatório do ranqueamento por esporte. Sua lógica vem do quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos, onde as referências são as medalhas de ouro, prata e bronze. Portanto, quanto mais esportes o Clube obtiver em pri­meiro lugar, mais medalhas de ouro ele terá, e assim, sucessivamente, possibilitando uma melhor posição geral. Elencando os clubes em ordem de resultados, como se fossem os países, na lógica do quadro de medalhas Olímpico.

Juntos, o Ranking de Clubes por Esporte e o Quadro Geral de Medalhas classificam os clubes e traduzem a performance esportiva dos mesmos junto ao CBC, que irão refletir em acréscimos e bônus em toda ação voltada aos eixos de formação, e em especial, nos Atos Convocatórios, representando de forma concreta o processo de meritocracia esportiva do CBC, valorizando os resultados conquistados.

Importante destacar, que para qualquer bônus nos Atos Convocatórios e outras ações, será considerado sempre o Quadro de Medalhas do ano anterior. Para 2021, especificamente, será considerado o Quadro de Medalhas do ciclo 2017/2020, disponível no link abaixo. Para os anos sequentes serão utilizados os resultados do ano anterior, mas somente de CBI. Por exemplo, em 2022, será utilizado o Ranking de resultados e o Quadro de Medalhas conquistados em 2021 em CBI.

Eventuais dúvidas podem ser enviadas para: ricardo.avellar@cbclubes.org.br.