Campeonato Brasileiro Interclubes® - CBI de Vela e de Águas Abertas acontecem neste final de semana e impactam no Ranking por Esporte e por Gênero e no Quadro Geral de Medalhas do CBC

12, Julho 2021
Campeonato Brasileiro Interclubes® - CBI de Vela e de Maratonas Aquáticas acontecem neste final de semana e impactam no Ranking por Esporte e por Gênero e no Quadro Geral de Medalhas do CBC

Neste final de semana, entre os dias 16 e 18 de julho, acontecem dois Campeonatos Brasileiros Interclubes® - CBI: a 1ª Etapa do CBI de Vela Jovem e Adulto, no Iate Clube de Brasília-DF em Brasília, uma realização da Confederação Brasileira de Vela (CBVela); e a 1ª etapa do CBI de Águas Abertas, na Praia de Pajuçara, em Maceió, Alagoas, realizado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Os resultados das duas competições, que serão os dois primeiros CBI desses esportes no ano de 2021, abrem a corrida pelo Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero da Vela e de Águas Abertas, e terão impacto direto também no Quadro Geral de Medalhas do CBC.

O Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero foi criado para refletir a situação de performance e atuação esportiva dos Clubes integrados ao CBC durante todo o ciclo olímpico, tendo em vista todas as participações em Campeonatos Brasileiros Interclubes® - CBI que ainda ocorrerão no período. Dessa forma, o CBC poderá avaliar e reconhecer os resultados específicos de cada clube.

Na próxima semana, o CBC divulgará os resultados das competições da Vela e de Águas Abertas e o ranking atualizado das duas modalidades, divididos por gênero.

O desempenho dos clubes em cada competição se unirá aos demais resultados dos CBI já realizados até o momento, e trará uma atualização ao Quadro Geral de Medalhas do CBC. O Quadro Geral é a consequência final da somatória do número de medalhas de ouro, prata e bronze conquistadas. Cada primeiro lugar no Campeonato Brasileiro Interclubes®, por esporte e por gênero, soma 20 pontos (medalha de ouro), o segundo lugar 10 pontos (prata) e o terceiro lugar, 5 pontos (bronze). Para as modalidades coletivas, como já divulgado pelo CBC, os pontos serão dobrados.