Vídeo destaca que 88% dos atletas convocados para os Jogos Olímpicos de Tóquio são oriundos dos Clubes formadores

23, Julho 2021
CBC - Rumo a Toquio

Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, que têm sua cerimônia de abertura oficial nesta sexta-feira (23), contarão com a participação de 303 atletas brasileiros, em 33 modalidades esportivas. O Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) fez um levantamento de todos convocados e identificou que 88% deles, o que corresponde a 268 atletas, são oriundos dos Clubes formadores, mostrando a importância do segmento clubístico para o desenvolvimento do esporte de alto rendimento brasileiro e para as conquistas do País.

Ao todo, 142 Clubes foram responsáveis pela formação dos atletas convocados para os Jogos de Tóquio, com destaque para o Esporte Clube Pinheiros-SP, responsável por 38 dos atletas convocados, Minas Tênis Clube-MG, por 11 atletas, Clube de Regatas do Flamengo-RJ, responsável pela formação de 8 dos convocados e a Sociedade de Ginástica Porto Alegre – Sogipa-RS, com 7 convocações, representando 21% da delegação olímpica. Os 4 Clubes são beneficiados pelos 3 Eixos do Programa de Formação do CBC: Materiais e Equipamentos Esportivos (MEE), Recursos Humanos (RH) e Competições (CBI).

Das 33 modalidades com representação nacional, o esporte que mais conquistou vagas nos Jogos de Tóquio foi o Atletismo, com 52 convocações, seguido pelo Futebol com 36 atletas, Handebol com 28, Natação com 26 e Voleibol com 24.

Convocações Atletas por Modalidade

Dentre as instituições pelas quais os atletas convocados passaram, 92% dos atletas são de Clubes formadores, e apenas 8% são de outras instituições. Já na divisão pelo gênero, dos atletas do sexo masculino das entidades, 143 deles são oriundos de Clubes, uma representação de 47%. Das atletas do sexo feminino, 125 são oriundas dos Clubes, representando 41%, totalizando os 88%.

 

% de Clubes formadoresAtletas convocados por gênero

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Todos Juntos de Mãos Dadas

O Comitê Brasileiro de Clubes desenvolve, junto com seu rol de Clubes integrados, o Programa de Formação de Atletas, que através dos seus três Eixos, Materiais e Equipamentos Esportivos (MEE), Recursos Humanos (RH) e Competições (CBI), descentraliza os recursos necessários para o desenvolvimento dos atletas desde a base até o alto rendimento, e consequentemente, a convocação olímpica.

O grande número de atletas convocados provenientes dos Clubes formadores, pelos quais os atletas passaram e muitos dos quais ainda defendem, mostram a relevância do trabalho realizado pelos Clubes no País, e a necessidade de aprimoramento constante do Programa de Formação de Atletas do CBC, buscando beneficiar cada vez mais atletas e fortalecer o esporte brasileiro como um todo.

Trabalhando juntos, CBC, Clubes, Confederações e Ligas Nacionais fazem a diferença no cenário desportivo brasileiro. É por esse motivo que anunciamos o vídeo especial com a participação dos campeões olímpicos e membros do Colegiado de Direção do CBC, Emanuel Rego, André Heller e Lars Grael, que traz a mensagem do CBC para os nossos atletas e para a nação.