CBC divulga vencedores do Prêmio Clube Formador e finaliza o QGM 2021-2022 - Ano I do Ciclo

16, Maio 2022
CBC divulga vencedores do Prêmio Clube Formador e finaliza o QGM 2021-2022 - Ano I do Ciclo

Em um ano de retomada gradual pós pandemia, Águas Abertas, Atletismo, Badminton, Basquete 3x3, Basquetebol, Canoagem Velocidade, Ginástica Artística, Handebol, Nado Artístico, Natação, Polo Aquático, Remo, Tênis de Mesa, Tiro com Arco, Tiro Esportivo, Vela, Voleibol e Wrestling, mantiveram as parcerias com o Comitê Brasileiro de Clubes-CBC na realização de Campeonatos Brasileiros Interclubes-CBI®, cujos Rankings por Esporte e por Gênero das participações dos Clubes em CBI, definiram os resultados do QGM e do Prêmio Clube Formador do Ano I do Ciclo Olímpico 2021-2024.

Clique e veja a Resolução de Diretoria de 09 de fevereiro que versa sobre os Rankings e o QGM

As medalhas conquistadas pelos Clubes no Quadro Geral de Medalhas – QGM até o dia 30/04/2022, referentes ao Ano I do Ciclo, já serão o primeiro indicador de meritocracia para os próximos editais dos eixos de Recursos Humanos – RH, Materiais e Equipamentos Esportivos – MEE, e Campeonatos Brasileiros Interclubes - CBI® que serão publicados após o QGM final deste Ciclo em 30/04/2024.

Com a publicação do Decreto nº 11.010 de 28 de março de 2022 pela Presidência da República, que altera o Decreto 7.984/2013 que regulamenta a Lei nº 9.615/1998 e a Lei nº 13.756/2018, quanto à destinação de recursos de loterias às entidades desportivas, o CBC deverá providenciar no prazo estabelecido de 120 dias (Art. 23), as alterações em toda a regulamentação que rege a execução dos recursos das loterias, o que demandará adequações nos critérios de acompanhamento e avaliação do Programa de Formação de Atletas para o Ano II,  incluindo os Rankings por Esporte e por Gênero e o QGM, visando seu aperfeiçoamento.

Importante lembrar que de acordo com os critérios divulgados anteriormente, os resultados apresentados consideram apenas os CBI dos esportes que puderam ser realizados durante a pandemia, e, portanto, não abrangem a totalidade dos esportes que os Clubes desenvolvem, o que altera substancialmente o quadro apresentado no ano anterior, onde todos os resultados dos Clubes eram computados.

Acesse o resultado final do Quadro Geral de Medalhas – QGM do Ano I do Ciclo Olímpico 2021-2024

 

Prêmio Clube Formador 2021-2022

premio clube formador 2021-2022

Com a finalização do Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero do Ano I, o qual valida os resultados de CBI até 30 de abril de 2022, incluindo a Superliga de Voleibol Masculina temporada 2021-2022, foram definidos os Clubes que receberão os Troféus do Prêmio Clube Formador em cada Esporte e Gênero. Além dos esportes que compõem o QGM, haverá a premiação para os primeiros colocados no Karatê, que embora não seja mais considerado Esporte Olímpico, teve os CBI realizados no ano de 2021.

Como já divulgado por este Comitê Brasileiro de Clubes – CBC, a cerimônia do Prêmio Clube Formador acontece todos os anos, premiando a atuação dos Clubes nos Campeonatos Brasileiros Interclubes® - CBI de cada esporte e gênero. 

Em 2022 os Clubes receberão o Troféu durante o Congresso Brasileiro de Clubes, realizado em parceria com a FENACLUBES, evento que fará parte da 2ª Semana Nacional dos Clubes e que acontecerá entre os dias 03 a 06 de novembro de 2022, na cidade de Foz do Iguaçu/PR.

A entrega do Troféu do Prêmio Clube Formador acontecerá na noite de abertura solene do Congresso Brasileiro de Clubes, dia 03 de novembro (quinta-feira), acompanhado de outras atividades sociais e culturais. Considerando a relevância do prêmio, a cerimônia terá destaque na programação, onde estarão presentes mais de 500 pessoas entre Presidentes/Comodoros e demais membros dos Clubes que participarão do evento, além de dirigentes da Secretaria Especial do Esporte – SEE do Ministério da Cidadania, do Comitê Olímpico do Brasil – COB, dos Sindicatos Estaduais dos Clubes e das Confederações e Ligas Nacionais dos esportes premiados.

Clique aqui e confira o Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero que definiu os vencedores do Prêmio Clube Formador 

 

Importante: Para que seu Clube possa estar na grandiosa cerimônia de entrega do Prêmio Clube Formador, com a presença de representantes das mais importantes entidades clubísticas de nosso país, é preciso aderir à contribuição administrativa da FENACLUBES, entidade responsável pela realização do Congresso Nacional dos Clubes, evento que recebe a cerimônia de premiação do Troféu “Prêmio Clube Formador”. A contribuição é facultativa, mas garante a presença do Clube no maior evento do segmento clubístico do país com todas as despesas de hospedagem para duas pessoas em apartamento duplo e refeições, além da participação em todos os shows, palestras, atrações culturais e a presença na Cerimônia do Prêmio Clube Formador. Por isso, corra e garanta a participação do seu Clube!

Visite o site da FENACLUBES e saiba mais!

 

Primeira edição do Prêmio foi marcada com muita emoção

Momentos de muita alegria e emoção foram vividos durante a cerimônia de entrega do Troféu Prêmio Clube Formador, realizada no final de 2021. Ao todo 13 Clubes foram homenageados pela atuação nos esportes que o CBC apoia em parceria com as Confederações e Ligas Nacionais, entidades fundamentais para o desenvolvimento do esporte em nosso país.

A inspiração do CBC para criar o prêmio é a luta incansável dos Clubes em revelar talentos e trabalhar no desenvolvimento dos atletas da base até a excelência esportiva com muita garra e determinação.

Conheça os homenageados do ano passado:
 

ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO BADMINTON DE TOLEDO – PR
Esporte: BADMINTON

 

ASSOCIAÇÃO BAURUENSE DE DESPORTOS AQUÁTICOS – ABDA – SP
Esporte: POLO AQUÁTICO

 

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA CENTRO OLÍMPICO – ADECO – SP
Esporte: WRESTLING

 

BNB CLUBE DE FORTALEZA – CE
Esporte: VÔLEI DE PRAIA

 

CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO – RJ
Esportes: NADO ARTÍSTICO e REMO

 

CLUBE ESPERIA – SP
Esportes: TÊNIS e TIRO COM ARCO

 

ESPORTE CLUBE PINHEIROS – SP
Esportes: ATLETISMO, BASQUETEBOL, ESGRIMA, GINÁSTICA ARTÍSTICA e JUDÔ

 

GRÊMIO NÁUTICO UNIÃO - RS
Esporte: MARATONAS AQUÁTICAS

 

MINAS TÊNIS CLUBE – MG
Esportes: GINÁSTICA DE TRAMPOLIM, NATAÇÃO e VOLEIBOL


PRAIA CLUBE – MG
MAIOR CBI

 

SOCIEDADE DE GINÁSTICA PORTO ALEGRE – SOGIPA – RS
Esporte: GINÁSTICA RÍTMICA

 

SOCIEDADE RECREATIVA MAMPITUBA – SC
Esporte: TÊNIS DE MESA

 

YACHT CLUB SANTO AMARO – SP
Esporte: VELA

 

LIGA NACIONAL DE BASQUETE - LNB
ENTIDADE PARCEIRA

 

PAULO WANDERLEY TEIXEIRA, PRESIDENTE DO COMITÊ OLÍMPICO DO BRASIL - COB
PERSONALIDADE DO ESPORTE NACIONAL

 

Confira as fotos da cerimônia e dos homenageados

Prêmio Clube Formador reconhece atuação esportiva no ciclo olímpico 2017-2020, dos Clubes Integrados ao CBC

Homenageados - Prêmio Clube Formador