Clubes pelo Mundo: Atletas clubísticos garantem mais vagas brasileiras em Paris 2024 e medalhas em torneios internacionais

1, Julho 2024
Clubes pelo Mundo: Atletas clubísticos garantem mais vagas brasileiras em Paris 2024 e medalhas em torneio internacionais

Quatro medalhas no Pan-Americano de Esgrima 

O Brasil encerrou sua participação no Campeonato Pan-Americano de Esgrima, realizado em Lima, no Peru, com um total de quatro medalhas, assegurando a quarta colocação no quadro geral. As conquistas incluem três bronzes e uma prata. 

Pelo Florete Masculino por equipes, os brasileiros superaram o México e o Canadá e ficaram na segunda colocação, após perderem para os Estados Unidos. Guilherme Toldo e Pedro Marostega, atletas do Grêmio Náutico União – RS, Paulo Marais, do Esporte Clube Pinheiros – SP, e Ricardo Pacheco do Club Athletico Paulistano – SP, levaram a medalha de prata para casa. 

Já no Florete Feminino por equipes, o elenco composto por Bia Bulcão e Gabriella Vianna, atletas do Pinheiros, e Mariana Pistoia e Ana Toldo, do Grêmio Náutico União, garantiu o terceiro lugar.  

Pela Espada Masculina por equipes, também teve medalha de bronze. Os atletas Richard Grunhauser, do Pinheiros e Alexandre Camargo, Leopoldo Gubert e Pedro Petrich, da Associação Mestre Kato – PR, colocaram o Brasil no pódio desta categoria.   

E por fim, Guilherme Toldo, o principal esgrimista brasileira na arma florete, faturou o bronze na disputa individual. 

cbesgrima cbesgrima cbesgrima gui

Divulgação: Redes Sociais

Bronze brasileiro no Egito  

Na Pharaohs Cup de Ginástica Rítmica, realizada em Cairo, no Egito, a atleta Geovanna Santos, representando o Instituto Capixaba Esportivo (INCESP) - ES, conquistou a medalha de bronze na Fita nas finais por aparelho. Geovanna alcançou a marca de 29.000 pontos, ficando atrás apenas da búlgara Stliana Nikolova e da uzbeque Anastasiya Sarantseva. 

 geovanna

Divulgação: Redes Sociais

Mais vagas de atletas clubísticos em Paris 2024 

Para o Tênis, Luisa Stefani, formada no Paulistano, e Bia Haddad, formada no Pinheiros, garantiram suas vagas para competir em duplas nos Jogos Olímpicos de Paris. Elas conquistaram o lugar nesta disputa por conta de suas posições no ranking mundial do Tênis. 

 George Wood

Divulgação: George Wood / Getty Images

E no Atletismo, durante o CBI® Troféu Brasil de Atletismo, Luiz Maurício, atleta do Praia Clube - MG, quebrou o recorde sul-americano no lançamento do dardo, com a marca de 85,57m, assegurando sua vaga nos Jogos Olímpicos de Paris. 

 Wagner Carmo

Divulgação: Wagner Carmo / CBAt

Medalha clubística no Triatlo 

Manoel Messias, atleta do SESI - SP, brilhou na Etapa de Holten da Copa Europeia de Triatlo, conquistando a medalha de prata. O brasileiro terminou a prova em 53m17, apenas seis segundos atrás do holandês Mitch Kolkman, vencedor da competição. Manoel foi o único brasileiro a disputar o torneio.