2ª Semana Nacional dos Clubes - VIII Seminário Nacional de Formação Esportiva

presidente paulo maciel na abertura do VIII seminário nacional de formação esportiva

No dia 2 de novembro de 2022, foi encerrado na cidade de Foz do Iguaçu/PR, o VIII Seminário Nacional de Formação Esportiva, evento organizado pelo Comitê Brasileiro de Clubes-CBC em parceria com a Confederação Nacional dos Clubes – FENACLUBES, integrando a 2ª Semana Nacional dos Clubes.

O evento foi um grande sucesso na avaliação dos participantes, uma vez que houve 100% de avaliações positivas (entre Excelente, Muito Bom e Bom), e por isso já deixa saudades.

Uma série de atividades marcaram o evento com destaque para as diversas palestras.
ABCD E UNICAMPA primeira foi da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem-ABCD. A Secretária Nacional da pasta, Luisa Parente, apresentou os resultados do trabalho realizado no Brasil e também os projetos que estão em andamento visando o controle antidopagem no meio esportivo nacional.

O CBC mantém uma parceria com a Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP na realização de cursos técnicos. O primeiro curso realizado foi o de Formação de Atletas coordenado pelos Professores Doutores Leandro Mazzei, que tratou do tema com os participantes, e Larissa Galatti. A parceria vai continuar, e para 2023 novas turmas deverão ser anunciadas.
palestrantes do segundo diaA Formação de Atletas foi um tema que continuou por todo o evento. O Comitê Olímpico do Brasil-COB esteve representado por Kenji Saito, Diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte da entidade que apresentou também a preparação do Brasil visando os Jogos Olímpicos Paris 2024.

Ainda sobre o tema, uma mesa redonda comandada pelo campeão olímpico de Voleibol, André Heller, contou com a participação de Confederações e Clubes que puderam passar aos participantes um pouco de suas experiências na Formação de Atletas, e entre outros representantes, destaca-se a participação da Magic Paula, vice-presidentes da CBB, do Diretor Geral da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa-CBTM, Geraldo Campestrini, do Gerente de Desenvolvimento e Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Judô-CBJ, Marcelo Theotônio da Silva  e do Presidente do Praia Clube de Uberlândia-MG, Carlos Augusto Ribeiro Ferreira Braga.

O ponto alto do tema Formação de Atletas foi a palestra do técnico da Seleção Brasileira Feminina de Voleibol, José Roberto Guimarães. O técnico multicampeão contou sua trajetória como atleta e à frente da seleção nacional, os títulos e as frustrações que compõem sua trajetória, destacando a importância dos Clubes na carreira dos atletas.

Uma oficina denominada “Planejamento dos Clubes alinhado à estratégia do CBC”, coordenado pelo Prof. José Finocchio Júnior, autor da Metodologia PM Canvas, com apoio dos Gerentes Esportivos do CBC apresentou conceitos do planejamento subsidiados pelo Mapa Estratégico do CBC, e na sequência, uma matriz foi disponibilizada para a realização do trabalho prático em Clubes Monoesportivos e Multiesportivos.
maroni e dominici

Fernando Maroni, Gestor do Brasil Vôlei, o Vôlei Renata de Campinas e Sérgio Domenici, Superintendente da Liga Nacional de Basquete-LNB apresentaram aos participantes suas experiências à frente desses dois projetos.

As palestras apresentadas durante o VIII Seminário Nacional de Formação Esportiva estão disponibilizadas nos link abaixo:

“Planejamento Esportivo para os Jogos Olímpicos de Paris 2024”
Kenji Saito – Diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte do Comitê Olímpico do Brasil-COB
 

“Formação de Atletas Alinhada ao propósito do CBC – Clubes e Confederações”

Carlos Augusto Ribeiro Ferreira Braga – Presidente do Praia Clube-MG

Magic Paula – Vice-Presidente da Confederação Brasileira de Basketball-CBB

Geraldo Campestrini – Diretor Geral da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa-CBTM

Marcelo Theotônio da Silva – Gerente de Desenvolvimento e Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Judô-CBJ


“Gestão Esportiva no Voleibol – da base ao alto rendimento”
Fernando Castro Maroni – Gestor do Brasil Vôlei Clube (Vôlei Renata)

 

"Planejamento e Governança no Basquetebol"
Sérgio Barbosa Domenici – Superintendente da Liga Nacional de Basquete – LNB

 

Confira as fotos do VIII Seminário Nacional de Formação Esportiva no Flickr do CBC!