CBC promove reunião geral on-line com mais de 20 Confederações e Ligas Nacionais

1, Dezembro 2020
Reunião Com ENAD

No último dia 26 de novembro, o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) realizou uma reunião geral em ambiente virtual com as Confederações e Ligas Nacionais parceiras. Estiveram presentes mais de 100 pessoas entre representantes das seguintes entidades: Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC), Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Confederação Brasileira de Badminton (CBBD), Confederação Brasileira de Canoagem (CBCA), Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG), Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), Confederação Brasileira de Esgrima (CBE), Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Confederação Brasileira de Karatê (CBK), Confederação Brasileira de Levantamento de Peso (CBLP), Confederação Brasileira de Remo (CBR), Confederação Brasileira de Tênis (CBT), Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTARCO),Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), Confederação Brasileira de Vela (CBVela),Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), Confederação Brasileira de Wrestling (CBW), Liga Brasileira de Polo Aquático (PAB), Liga de Basquete Feminino (LBF) e Liga Nacional de Basquete (LNB).

As entidades do esporte paralímpico estiveram presentes para oficiar o evento. Entretanto, em razão das mudanças legislativas e da criação do Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP), o CBC não renovará a parceria com essas Confederações e Associações.

A parceria na construção do desenvolvimento do esporte no Brasil foi o tema principal do encontro, considerando o cenário atual do esporte especialmente em razão das últimas mudanças legislativas. Como anunciado recentemente, o CBC atualizou toda a sua documentação, incluindo seu Estatuto Social, para garantir ainda maior transparência ao trabalho bem como estar alinhado com as leis em vigor.

Outro tema da reunião foi o Ato Convocatório nº 10, que define as diretrizes, documentação e demais assuntos ligados à retomada dos Campeonatos Brasileiros Interclubes® (CBI). Estão previstas 142 competições ao longo do próximo ano, divididas em mais de 700 competições segundo gênero e categorias. Em parceria com as Confederações e as Ligas, diante do cenário da pandemia mundial, o prazo para definição das datas e dos locais de todos esses campeonatos foi estendido para 15 de fevereiro de 2021.

Outro prazo importante a ser anotado é 31 de janeiro de 2021. Até essa data, as Confederações e as Ligas Nacionais deverão enviar ao CBC a relação de materiais esportivos que são foco do Ato Convocatório nº 9. Ainda sobre este tema, foram abordados aspectos como termos de referência e o incentivo meritório aos clubes que serão anfitriões dos próximos CBI.

Finalmente, a reunião tratou das iniciativas dos CBI no que tange à comunicação. Foi apresentado a todos os presentes o novo Selo de Formação de Atletas e seu respectivo Manual de Aplicação com as principais orientações. A estrutura e o fluxo de aprovação dos Planos de Comunicação dos Campeonatos Brasileiros Interclubes® e as futuras ações dos 30 anos do Comitê Brasileiro de Clubes também foram abordados.

Confira abaixo o conteúdo e o vídeo com a íntegra da reunião.