Biblioteca Digital

  • Livros Digitais (eBooks)

    Esta obra apresenta dois temas relevantes e atuais para a sociedade. Primeiro coloca o esporte como um fenômeno social, político, econômico e cultural; segundo, posiciona a ciência e a tecnologia como elementos estruturantes para a produção do conhecimento. Entretanto, a principal essência demonstrada no transcorrer do texto é a articulação dos temas e a forte indicação de subsidiar as ações nas áreas da política pública, da gestão e da governança esportiva. Deste tempo, em breve as mudanças incrementais provavelmente não farão diferença significativa nas organizações, serão necessárias ideias disruptivas.

    Trata-se da revolução 4.0 no esporte, num comparativo à indústria 4.0, um conceito proposto em 2011 que engloba inovações tecnológicas dos campos de automação, internet das coisas (IoT), controle e tecnologia da informação, para tornar os processos mais eficientes, autônomos e customizáveis.

    Alcion Alves Silva
    01-01-2020
    Usado como separador (não remover):
    Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE) - UFPR
    Vínculo Acadêmico
    Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE) - UFPR
    Instituição Remetente
    Grupo Prática Clínica
    Idioma
    Português
  • Livros Digitais (eBooks)

    Em 2009 encerrou-se meu mandato na SOGIPA, e no ano seguinte ocorreu o início de minha atividade na então Confederação Brasileira de Clubes, que se transformaria no atual integrante do Sistema Nacional do Desporto, o Comitê Brasileiro de Clubes - CBC, com a missão de formar atletas por meio dos Clubes. O convívio permanente com clubes do Brasil, e o reconhecimento da magnitude do impacto destes na formação de cidadãos íntegros, para além da prática esportiva, proporcionou o entusiasmo necessário para enfrentar o desafio de relatar a verdadeira saga dos clubes esportivos sociais que transformaram imigrantes sonhadores, em atletas e campeões olímpicos. Os capítulos iniciais descrevem o contexto histórico que motivou a chegada de imigrantes europeus ao Brasil, fator desencadeador do surgimento dos clubes em nosso país, bem como a participação da Imperatriz D. Leopoldina neste contexto, e ainda como o segmento dos clubes enfrentou e superou as dificuldades de duas guerras mundiais. Após, descrevemos a origem e evolução dos clubes pioneiros que, juntamente com Flamengo, Vasco, Fluminense e Corinthians, do futebol, em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes e a FENACLUBES, mudaram a história da formação de atletas; clubes, alguns muitos mais que centenários, referências na transmissão de valores éticos, sociais e culturais, além do protagonismo na formação desportiva do Brasil. O surgimento da Confederação Brasileira de Clubes e sua evolução para Comitê Brasileiro de Clubes - CBC, bem como o surgimento e a evolução da Confederação Nacional dos Clubes - FENACLUBES, constituem os capítulos finais. Como conclusão, são apresentadas as perspectivas futuras para o desenvolvimento e aprimoramento da formação esportiva no Brasil.

    Fernando M. M. Cruz
    01-12-2024
    Usado como separador (não remover):
    Vínculo Acadêmico
    Instituição Remetente
    Editora Preparando
    Idioma
    Português