Nações Unidas dizem que esporte tem papel importante na recuperação da pandemia BR

6, Abril 2021
ONU Esporte Pandemia

Em Dia Internacional, secretário-geral diz que mundo tornará a torcer junto quando todos estiverem protegidos contra Covid-19; António Guterres quer trabalhar com desportistas para promover ação climática, paz, direitos humanos e desenvolvimento sustentável.  

À medida que as vacinas espalham esperança e os espectadores começam a retornar às arenas, o mundo do esporte tem contribuições cruciais a fazer para criar uma recuperação segura e sustentável. 

Essa é a mensagem do secretário-geral da ONU, António Guterres, no Dia Internacional do Esporte para Desenvolvimento e Paz, marcado este 6 de abril.  

Desafios

O chefe da ONU lembra que a pandemia trouxe novos desafios ao mundo dos esportes. Trabalhadores, torcedores e atletas sentiram a dor da ausência, da perda de receita e dos sonhos adiados.  

Guterres afirma, no entanto, que “muitas competições e ligas encontraram novas maneiras de criar oportunidades de comunidade e alegria, apesar da crise.” 

Depois da pandemia, a ONU espera continuar trabalhando com desportistas e organizações em todo o mundo para promover a ação climática, a paz, os direitos humanos e o desenvolvimento sustentável.  

O secretário-geral afirma que o mundo vai torcer novamente, quando todos estiverem protegidos da pandemia. 

Exemplo

Segundo Guterres, “o esporte é uma das grandes buscas humanas, um modelo de trabalho em equipe, uma plataforma de excelência individual, um motor de crescimento econômico para toda a sociedade.” 

Há muito tempo que a ONU atua de várias maneiras com atletas e federações e associações esportivas. Guterres diz que o objetivo é “usar este poder para construir pontes de amizade e coexistência, para promover estilos de vida saudáveis ​​e para avançar nosso trabalho para alcançar um desenvolvimento sustentável e inclusivo e até 2030 Agenda.” 

O secretário-geral destaca outras responsabilidades do mundo esportivo, como redução da pegada ambiental, respeito dos padrões internacionais de trabalho e combate à discriminação e o preconceito de todos os tipos.  

Guterres diz ainda que o setor deve rejeitar a corrupção e garantir que grandes eventos globais, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que reúnem o mundo todo, têm um legado positivo. 

Com o Comitê Olímpico Internacional e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, que devem acontecer esse ano, a ONU pretende aumentar a conscientização global sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODSs. 

Direito

O direito de acesso e participação em esportes é reconhecido em várias convenções internacionais. 

Em 1978, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, Unesco, descreveu esta atividade como um "direito fundamental para todos". 

Segundo a ONU, no entanto, “o direito de brincar e de praticar esportes tem sido frequentemente ignorado ou desrespeitado.” 

Nos anos 2000, o esporte também fazia parte dos Objetivos do Desenvolvimento do Milénio. Na Agenda 2030, a Assembleia Geral reconheceu a atividade como "um importante facilitador do desenvolvimento sustentável”, destacando a promoção da tolerância e respeito, além das contribuições para o empoderamento das mulheres e dos jovens, indivíduos e comunidades.

Com informações da Organização das Nações Unidas.