Homenagem a José Wilson de Souza

30, Abril 2021
Homenagem a José Wilson de Souza

O Comitê Brasileiro de Clubes presta suas homenagens a José Wilson de Souza, presidente do Conselho Fiscal do CBC.

José Wilson, formado em direito, presidiu, por várias gestões, o Clube Campineiro de Regatas e Natação, onde foi presidente do Conselho Deliberativo por duas vezes, uma delas na comemoração do centenário do clube. Ex-praticante de remo e futebol, Souza foi conselheiro da Confederação Nacional dos Clubes (FENACLUBES). Ele também foi presidente do Panathlon Clube de Campinas e era Vice-presidente da APESEC - Associação de Presidentes de Entidades Sociais e Esportivas de Campinas e Região.

A importância de José Wilson para a história do CBC é ímpar. Atuou como presidente do Conselho Fiscal do CBC durante mais de 8 anos, de 2013 a 2021, onde executou com excelência, ética e muito comprometimento suas funções, auxiliando o Comitê Brasileiro de Clubes a alcançar o patamar em que se encontra hoje, de credibilidade e transparência indiscutível.  



"José Wilson era um exemplo de comprometimento, respeito e ética. Uma pessoa por quem sempre tive uma consideração e estima muito grande, e cuja competência e credibilidade sempre será lembrada. 

O legado que José Wilson deixa para a comunidade esportiva é inestimável. É uma perda muito grande para todos nós".

Paulo Maciel, Presidente do CBC


 

"É muito triste quando perdemos um companheiro e amigo com quem compartilhamos lutas e ideais. José Wilson era uma pessoa gentil, que com sobriedade e competência logo conquistava a simpatia de todos.

Como consolo fica o legado e o exemplo de vida que deixa para nós, e a esperança que a dor da perda, com o tempo, se transforme em saudade. Toda minha solidariedade neste duro momento".

Dr. Fernando Cruz, Vice-Presidente do CBC



Não vai ser fácil o CBC superar sua despedida. O segmento clubístico perdeu mais um importante representante. Quanto a mim, perder um amigo é uma dor profunda e difícil de ser superada, só resta a saudade e as lembranças para aliviar um pouco. Peço para que Deus ampare e conforte todos os corações feridos pela dor do luto.

Edson Garcia, Vice-Presidente Administrativo do CBC


 

"Meu sentimento e minha tristeza é muito grande. Sempre tive um relacionamento fantástico com José Wilson, que esteve ao meu lado como presidente do Conselho Fiscal do CBC durante minhas duas gestões, nos sete anos em que fui presidente do CBC. 

No início desse ano, quando assumi a presidência do Conselho Consultivo, solicitei que ele continuasse como presidente do Conselho Fiscal, pela grande importância que ele sempre teve para o CBC. José Wilson era uma pessoa séria, comprometida, de uma credibilidade absoluta. Era muito importante para nós que ele continuasse presente na gestão do presidente Paulo Maciel.

É uma pessoa que fará muita falta. Um abraço muito forte, um olho no olho muito importante. Só tenho carinho e coisas muito boas para expressar sobre o José Wilson. A importância dele para o Conselho Fiscal do CBC era inestimável. Apenas a presença dele já trazia muita credibilidade ao nosso trabalho. Fará muita falta e deixa um vazio muito grande  no coração de cada um de nós".

Jair Pereira, Presidente do Conselho Consultivo do CBC



"Pesar e muita tristeza. 
Vocês não imaginam a dor que estou sentindo em meu coração. 
Conheci e convivi com o José Wilson desde o início no segmento clubístico. 

Ele como presidente do Clube Campineiro de Regatas e Natação e eu como presidente da APESEC, em pouco tempo o convívio se transformou uma grande amizade, consideração e respeito.

Ao final de nossos primeiros mandados na APESEC e Regatas, convidei-o para ser meu vice-presidente no segundo mandato da APESEC. Esse momento já representava um forma de respeito pela sua ética e seus valores tanto na gestão como na convivência com sua amada esposa Neusa e seus filhos Paula, Rafael e Isabela, com quem tive o privilégio de conhecer e conviver nos anos seguintes. 

Mais à frente assumi a Diretoria do SINDI-CLUBE e convidei-o para o conselho fiscal em que fez parte até hoje. Na sequência assumi a presidência do CBC e ele da APESEC. Finalmente assumi a presidência da FENACLUBES  e ele presidente do Conselho Fiscal até hoje do CBC.  Em todos estes mais de 25 anos de convivência e de tantas Reuniões de Gestão, jamais, jamais tivemos uma única divergência. 

Concluo estas últimas palavras em lágrimas, com dor e saudade intensa. Que Deus o receba no céu ao lado de nossa querida Neusa e possa proteger e dar paz a sua família".

Arialdo Boscolo, Secretário Geral do Conselho Consultivo do CBC

 

Arialdo Boscolo, Dr. Fernando Cruz, Paulo Maciel, Jair Pereira e José Wilson de Souza
Arialdo Boscolo, Dr. Fernando Cruz, Paulo Maciel, Jair Pereira e José Wilson de Souza