Nesta quinta-feira, 13/5, foi publicada no Diário Oficial da União, por meio da Portaria nº 629, a relação de atletas olímpicos e paralímpicos beneficiados pelo programa Bolsa Atleta no edital 2020/2021. Com um total de 7.197 atletas beneficiados, o programa de 2021 atingiu a maior marca da história.
O investimento anual estimado do programa para atender os 7.197 esportistas é de R$ 97,6 milhões. Além deles, há outros 274 contemplados pela categoria Pódio, a mais alta do Bolsa Atleta, que tem edital separado. Dessa forma, o total geral é de 7.471 atletas diretamente patrocinados, garantidos por uma previsão orçamentária da Secretaria Especial do Esporte de R$ 145 milhões.
“Para proteger os atletas dos efeitos causados pela pandemia de Covid-19, decidimos fazer um edital híbrido, reunindo, pela primeira vez, resultados esportivos de dois anos. Essa medida, ao lado do compromisso assumido pelo Governo Federal de publicar os editais do Bolsa Atleta sempre em janeiro, reforça o esforço em reconhecer, ano após ano, a importância do programa no patrocínio direto aos atletas", informou Marcelo Magalhães, secretário especial do Esporte do Ministério da Cidadania, em nota divulgada no site do Governo Federal.
Das 7.529 inscrições recebidas no edital, 95,6% foram aprovadas, com os totais gerais de 5.560 praticantes de modalidades olímpicas (77,3%) e 1.637 de paralímpicas (22,7%). A modalidade com maior número de beneficiados foi o Atletismo, seguido pela Natação, Taekwondo, Handebol e Basquete. Todos os atletas contemplados devem, obrigatoriamente, assinar o Termo de Adesão virtual, até o dia 11 de junho