Fruto de uma parceria de sucesso entre o Comitê Brasileiro de Clubes e Liga Nacional de Basquete (LNB), o Campeonato Brasileiro Interclubes® – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) têm sido fonte para a descoberta e aperfeiçoamento de grandes estrelas potenciais do basquete brasileiro. Prova disso pode ser vista nas quadras do NBB (Novo Basquete Brasil) da temporada 2020/2021, onde mais de 50% dos atletas semifinalistas disputaram a LDB.
Dos 48 atletas que disputam uma vaga na final do NBB, 27 deles já jogaram o campeonato de base, uma representação de 56%. Na reta final da temporada, estão nas semifinais o Flamengo, Paulistano, Minas Tênis Clube e São Paulo, todos com atletas da LDB em seu elenco.
O destaque fica para o Paulistano, com 11 atletas com passagem pelo campeonato. Conhecido por ter um dos melhores trabalhos de base da história do basquete brasileiro, o Paulistano conta com Jimmy, Cauê Borges, Maique, Du Sommer, Deryk, Felipe Ruivo, Victão, Jonatan, Lucas Dória, Anderson e Beto, todos atletas que já marcaram presença em uma ou mais competições da liga de desenvolvimento.
O Flamengo, que apresenta em quadra um time adulto experiente, conta com Yago Mateus, Léo Demétrio, Rafael Rachel, Ruan e Maciel. Pelo São Paulo, Isaac, Danilo e Igor vêm do campeonato de base, além de Georginho e Lucas Mariano, dois dos principais jogadores do elenco.
Já o Minas Tênis Clube, que é vice-líder da fase classificatória, tem em seu elenco Gui Santos, uma das maiores promessas do basquete brasileiro, Davi Rossetto, que foi campeão e MVP (jogador mais valioso) da LBD 2014 e Ronald, MVP da LDB em 2012, além de Felipe Queirós, Tiago Dias e Augusto Alcassa.
“Fico muito feliz com esses resultados, não somente pelo quantitativo, que é o número de atletas que estão hoje jogando as finais do NBB, mas também pelo aspecto qualitativo desses atletas, porque alguns deles já são protagonistas das quatro melhores equipes do país nesse momento”, destacou Paulo Bassul, Diretor Técnico da Liga Nacional de Basquete (LNB). “Esse dado é muito relevante para nós da LNB, que temos como meta reforçar mais ainda o investimento na base, no surgimento de novos atletas, não só para competir pelo NBB, mas pelo basquete brasileiro como um todo”.
Considerado o maior campeonato de base do país, o Campeonato Brasileiro Interclubes® – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é realizado pelo CBC e LNB desde 2011, e desde então tem abastecido a liga principal com atletas de qualidade excepcional, o que mostra a força do Programa de Formação de Atletas.
“Nesse aspecto de formação de atletas, a parceria com o CBC é de extrema relevância, pois o CBC e a LNB são duas entidades com foco nos clubes e no desenvolvimento de talentos de alto nível. Então é uma parceria com uma sinergia gigante, com um enorme potencial para que novos talentos surjam e possam orgulhar nosso país nas quadras. Estou convicto de que as duas entidades construirão muitas coisas juntas para o basquete brasileiro”, completou Bassul.