CBC “Rumo à Tóquio”: Delegação brasileira da Vela leva 13 atletas para as Olimpíadas, 100% deles advindos de Clubes

21, Maio 2021
CBC “Rumo à Tóquio”: Delegação brasileira da Vela leva 13 atletas para as Olimpíadas, 100% deles advindos de Clubes

No segundo episódio da série de reportagens especiais do CBC “Rumo à Tóquio”, trazemos em destaque nossos atletas que já obtiveram os índices e que foram convocados para a equipe principal da Vela. 100% da delegação brasileira é composta por atletas que treinam em Clubes, muitos deles desde o início da carreira esportiva, mantendo-se em seu Clube formador desde a descoberta do esporte até a conquista de uma vaga na principal competição de alto nível mundial.

Ao todo, 13 atletas já estão convocados, em 7 classes: Ana Barbachan, Fernanda Oliveira, Henrique Haddad e Bruno Bethlem na classe 470; Gabriel Borges e Marco Grael no 49er; Kahena Kunze e Martine Grael no 49erFX; Gabriela Nicolino e Samuel Albretch no Nacra 17; Patricia Freitas na classe RS:X; Jorge Zarif no FINN e Robert Scheidt no ILCA.

Outros 9 atletas também obtiveram os índices necessários, e podem ser convocados a qualquer momento em casos de substituições da delegação principal.

Clube dos Jangadeiros, Iate Clube do Rio de Janeiro, Rio Yacht Club, Veleiros do Sul, Yacht Clube Santo Amaro e Cabanga Iate Clube são os Clubes responsáveis pelo treinamento e preparação de 100% dos atletas já convocados na equipe principal e também de todos os atletas com índice para reserva da delegação.

Juan Sienra, Gerente Técnico da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), com larga experiência atuando com alto rendimento, comentou o orgulho da Confederação com as convocações e o importante papel dos Clubes. “Estamos muito felizes em ter uma equipe olímpica composta 100% por atletas de Clubes e que ainda treinam em seus Clubes formadores. Isso mostra a força das entidades dentro da modalidade”, informou.

“Isso tudo vem graças a essa parceria do CBC com os Clubes, que tem nos ajudado a subir ainda mais o nível da nossa modalidade. A Vela tem uma tradição muito rica em conquistar medalhas olímpicas, e que com certeza, graças ao trabalho que fazemos juntos, os investimentos e a profissionalização dos clubes da modalidade garantidos pelo CBC nos vão possibilitar continuar esse legado de sucesso”, comentou Sierra. “Sou um grande fanático pelo Programa de Formação de Atletas do CBC, que é um programa inédito no mundo”, completou.

As convocações mais uma vez comprovam a necessidade do fortalecimento e da valorização do segmento clubístico brasileiro, que é o responsável, em grande parte das modalidades, pela quase totalidade de atletas já convocados para as Olimpíadas.

O número de atletas do segmento clubístico da Vela convocados para as Olimpíadas desse ano, e os que atingiram os índices necessários para a reserva da delegação, são um indicador para a avaliação orçamentária do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) para o Plano de Trabalho das Confederações e Ligas Nacionais parceiras para o ano de 2022, buscando sempre o desenvolvimento de seu Programa de Formação de Atletas.