Felipe de Almeida Wu, atleta do Clube de Caça Tiro e Pesca Armeria de Chapecó, será o representante brasileiro do Tiro Esportivo nas Olimpíadas de Tóquio

25, Maio 2021
Felipe de Almeida Wu, atleta do Clube de Caça Tiro e Pesca Armeria de Chapecó, será o representante brasileiro do Tiro Esportivo nas Olimpíadas de Tóquio

O Brasil já tem seu representante do Tiro Esportivo para as Olimpíadas de Tóquio. Felipe de Almeida Wu, atleta do Clube de Caça Tiro e Pesca Armeria de Chapecó foi o único convocado da modalidade, e é o destaque do terceiro episódio da série de reportagens CBC “Rumo à Tóquio”.

Felipe Wu, de 28 anos, começou sua trajetória no esporte aos 11 anos, na Associação Desportiva Durval Guimarães (ADDG), e desde então já conquistou títulos de grande importância como a prata nos Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura 2010, ouro nos Jogos Sul-americanos Medellín 2010 e Santiago 2014, ouro nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015 e a prata nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

“Nós sempre soubemos do potencial do Wu, que estava muito preparado para conquistar a vaga, e já esperávamos por essa classificação, mas a importância dessa convocação para o Brasil é enorme. O Tiro Esportivo brasileiro nunca esteve fora de uma Olimpíada, e mais uma vez estaremos lá, torcendo para que ele traga mais uma medalha para nós, o que sabemos ser muito possível”, comentou James Lowry, diretor técnico da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE).

Assim como em grande parte das modalidades com representação olímpica brasileira, no Tiro Esportivo os Clubes são os grandes responsáveis pela formação e treinamento dos atletas de alto nível que buscaram uma vaga na competição, e a convocação de Wu é um exemplo do trabalho de excelência realizado por eles.

“O Felipe Wu é de São Paulo, compete em Santa Catarina, pelo Clube de Chapecó, mas treina no Clube Santa Mônica, um Clube, assim como outros filiados ao CBC, que dá todo o suporte essencial para os atletas, o que contribuiu muito para que essa convocação se tornasse realidade”, informou James. “Acredito que após essa pandemia, quando Clubes puderem voltar ao ritmo, trabalhando em conjunto com o Comitê Brasileiro de Clubes com os projetos, trará um crescimento enorme para a modalidade”, completou.

Para o presidente da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE), Jodson Edington, a convocação é um reflexo do trabalho de altíssima qualidade feito pelos Clubes, em atuação em conjunto com o CBC, através do Programa de Formação de Atletas. “Hoje temos uma vaga garantida para participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio, O Felipe Wu, que é um destaque brasileiro, com grandes conquistas no esporte e que iniciou dentro dos Clubes. Nós, e o próprio Felipe, entendemos a importância que é apoiar os clubes para que eles possam formar novos atletas. E hoje, o Felipe está empenhado também em levar essa motivação para atletas novos, de começar em um clube e chegar exatamente nos jogos Olímpicos”, comentou Edington.

“Desde o momento que tivemos a oportunidade de participar das reuniões do CBC, vimos a importância de incluir todos os clubes de Tiro Esportivo possíveis em seu programa. Isso porque entendemos que toda a formação de atletas se inicia dentro dos clubes, e a parceria é uma grande oportunidade para a evolução do nosso esporte”, informou. “O CBC vem desenvolvendo seu papel de forma brilhante, que é ajudar os clubes a continuar formando atletas, e isso com certeza a Confederação reconhece e vê a grande relevância de divulgarmos mais ainda o CBC para todos os clubes que estão voltados ao Tiro Esportivo. Temos uma gratidão imensa ao Comitê, e nossa parceria com certeza será perene”, completou o presidente.

A convocação do Tiro Esportivo nos Jogos Olímpicos de Tóquio também será um indicador pra a avaliação do orçamento do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) para o Plano de Trabalho das Confederações e Ligas Nacionais parceiras pra o ano de 2022.