CBC Rumo à Tóquio: Tênis de Mesa brasileiro conquista oito vagas nos Jogos Olímpicos de Tóquio com 100% dos atletas oriundos de Clubes formadores

31, Maio 2021
CBC Rumo à Tóquio: Tênis de Mesa brasileiro conquista oito vagas nos Jogos Olímpicos de Tóquio com 100% dos atletas oriundos de Clubes formadores

No quarto episódio da série de reportagens CBC Rumo à Tóquio, que busca exaltar os atletas convocados para as Olimpíadas e seus Clubes formadores, trazemos em destaque as convocações do Tênis de Mesa, com oito atletas classificados.

Hugo Calderano, Gustavo Tsuboi e Vitor Ishiy compõem a equipe principal masculina, com Eric Jouti na reserva, e Bruna Takahashi, Jessica Yamada e Caroline Kumahara a feminina, com Giulia Takahashi na reserva.

Geraldo Campestrini, CEO da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) falou sobre as expectativas da Confederação com a delegação. “Tanto a equipe masculina quanto a feminina fazem uma mescla de experiência com juventude, procurando um equilíbrio positivo nas disputas e, ao mesmo tempo, projetando a evolução contínua para o futuro. Temos a expectativa de disputa por medalha na Equipe Masculina, que está entre as 8 mais fortes do mundo, e no Individual Masculino, com Hugo Calderano, que é atualmente o atleta número 7 do ranking mundial”.

Todos os atletas convocados tiveram seu primeiro contato com o esporte dentro dos Clubes, e foi também onde se desenvolveram profissionalmente, até atingir o nível necessário para conquistar a tão sonhada convocação olímpica. Fluminense Futebol Clube, Clube de Tênis de Mesa São Caetano, Itaim Keiko e Associação Cultural e Recreativa Paulicéia (Acrepa) são os Clubes e Associações esportivas responsáveis pela formação dos mesatenistas convocados.

“Os clubes tem um papel fundamental no processo de atração, retenção e desenvolvimento de talentos para o tênis de mesa brasileiro. Graças ao trabalho dos clubes é que podemos vislumbrar um crescimento sólido para o esporte, uma vez que são eles que oportunizam o acesso à prática com qualidade e especialização das diferentes modalidades”, destacou Campestrini. “Todos os atletas integrantes da Seleção Brasileira de Tênis de Mesa que irão representar o país nos Jogos Olímpicos têm um laço importante com o seu clube formador, que é mantido atualmente”, completou.

As convocações do Tênis de Mesa nas Olimpíadas de Tóquio, assim como das demais modalidades, serão um importante indicador para a avaliação do orçamento do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) para o Plano de Trabalho das Confederações e Ligas Nacionais parceiras para o ano de 2022.

“Nós, da CBTM, valorizamos muito a parceria com o CBC. Acreditamos que podemos construir projetos estruturantes cada vez mais consistentes, de modo a estimular uma competição sadia em busca da excelência. A organização, o fortalecimento e a ampliação da participação em competições de âmbito regional, estadual, macrorregional e nacional são alicerces fundamentais para que tenhamos consistência no trabalho formativo e na evolução técnica do tênis de mesa brasileiro”, finalizou Campestrini

Atualmente, sete dos atletas convocados treinam em Clubes internacionais, na Alemanha, França, Suécia, Espanha e Portugal, e a atleta Giulia Takahashi permanece em treinamento no Brasil.