A grande final do Novo Basquete Brasil (NBB), entre Flamengo e São Paulo, ambos clubes filiados ao CBC, aconteceu na última quinta-feira (27), no Maracanãzinho, Rio de Janeiro. A decisão contou com a presença do presidente do CBC Paulo Maciel, que acompanhou a partida e recebeu os agradecimentos da Liga Nacional de Basquete pela parceria entre as entidades.
A temporada 2020/2021 do Novo Basquete Brasil (NBB) foi uma realização da Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), e aconteceu em um modelo inédito em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes.
“Essa foi a primeira vez que tivemos o CBC junto com a LNB na realização do NBB, e a parceria se mostrou de enorme sucesso. Primeiro no aspecto logístico, ao viabilizar para as equipes passagens aéreas e hospedagens, nesse momento atípico de pandemia que atingiu o esporte em cheio, conseguiu minimizar muitos problemas. E também se mostrou ser um grande parceiro. As duas entidades têm em seu DNA a priorização do interesse dos clubes, e temos uma sinergia absoluta”, comentou Paulo Bassul, diretor técnico da LNB. “Agradecemos enormemente ao CBC por tudo que nos proporciona”.
Para o Vice-Presidente de Relações Internacionais da LNB, Kouros Monadjemi, o CBC, com sua missão de formar atletas de alto nível, teve papel importantíssimo para que a temporada do NBB tivesse a qualidade apresentada. “O CBC tem um trabalho essencial na valorização dos clubes. Tenho uma alegria muito grande e vejo um sonho sendo realizado saber que hoje reconhecemos o valor dos clubes na formação de atletas, e isso é graças também à atuação do CBC. Hoje, vemos em quadra, no Flamengo e no São Paulo, que grande parcela dos atletas são oriundos da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), que o CBC tem realizado durante vários anos, descobrindo atletas de altíssimo nível”, declarou.
Delano Franco, Presidente da Liga Nacional de Basquete, também destacou a importância da parceria. “A Liga Nacional de Basquete pertence aos Clubes, então é muito natural e muito importante que haja uma parceria forte entre ela e o CBC. Juntos, temos a LDB e o NBB, que desenvolvem os atletas desde jovens até a mais alta performance no esporte. Sem a parceria com o CBC, o nível que tivemos hoje nessa última temporada do NBB não seria o mesmo. Com todas as restrições causadas pela pandemia, foi essa parceria que forneceu as ferramentas necessárias para esse resultado excelente que tivemos”.