3º Seminário Brasileiro Antidopagem Virtual da ABCD acontece de 23 a 25 de junho

21, Junho 2021
Evento conta com o apoio e participação do Comitê Brasileiro de Clubes
3º Seminário Brasileiro Antidopagem Virtual da ABCD acontece de 23 a 25 de junho

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) realiza, entre os dias 23 e 25 de junho o 3º Seminário Brasileiro Antidopagem, um seminário virtual com o objetivo de promover um amplo acesso à informação e disseminar a cultura antidopagem no País. As inscrições estão abertas até o dia do início do evento, e podem ser realizadas no site da ABCD

Com início sempre às 18h45 e duração de uma hora e meia, o seminário é voltado para atletas, treinadores, equipes de apoio, médicos, fisioterapeutas, fisiologistas, nutricionistas, preparadores físicos e todos os demais envolvidos na preparação de atletas de alto rendimento.

 

Confira a programação completa do evento

A temática do primeiro dia do seminário será “Gestão Esportiva Antidopagem”, voltada para dirigentes, comissões técnicas e pessoal de apoio dos atletas. A abertura será feita pelo secretário especial do Esporte, Marcelo Magalhães. Em seguida, a secretária nacional da ABCD, Luísa Parente, fará uma palestra sobre os sistemas nacional e internacional antidopagem. No fim, acontece uma mesa redonda com convidados do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), do Comitê Olímpico do Brasil (COB), da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que vai debater modelos e propostas de gestão e boas práticas em antidopagem.

Representando o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) na mesa redonda estará o Gerente de Formalização de Projetos Ricardo Avellar, abordando, em especial, os deveres e responsabilidades de todo gestor esportivo na consolidação do conceito de Jogo Limpo no esporte.

No segundo dia, a temática será “Considerações Técnicas e Científicas sobre a Antidopagem”, voltada para atletas, pessoal de apoio e comunidade esportiva em geral. As palestras contarão com representantes da ABCD, da Comissão de Autorização de Uso Terapêutico (CAUT), da Comissão Nacional de Atletas (CNA), do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD). Na oportunidade, o endocrinologista Ricardo Oliveira falará dos riscos da prescrição e uso de suplementos, um tema prioritário para a Gestão de Resultados da ABCD e da Justiça Desportiva Antidopagem (JAD), uma vez que tem sido recorrente casos de violação de regra decorrente do uso indiscriminado e arriscado especialmente de suplementos manipulados.

No último dia do seminário, o tema será “Comunicação Antidopagem Assertiva e Responsável”, voltada para profissionais da imprensa, gestores, comissão técnica, pessoal de apoio e comunidade esportiva em geral. As palestras serão ministradas pelo procurador geral da JAD, Caio Medauar, e pelo jornalista Luiz Felipe Prota. Um painel técnico com convidados do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (IBDD), da JAD e com o jornalista Erich Beting será realizado antes do encerramento do seminário. Ao final do evento, todos os inscritos receberão certificado de participação.

O evento conta com a parceria da Agência Mundial Antidopagem (AMA-WADA), do Comitê Brasileiro de Clubes, do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), do Comitê Olímpico do Brasil (COB), do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem, do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Todas as entidades são parceiras da ABCD e participantes da Campanha #JogoLimpo, uma iniciativa que busca difundir informações sobre a importância da saúde e as regras antidopagem, reforçando a ética e o jogo limpo no esporte.