CBC apoia campanha Junho Vermelho, para conscientização sobre a doação de sangue

23, Junho 2021
CBC apoia campanha Junho Vermelho, para conscientização sobre a doação de sangue

Durante todo o mês de junho, acontece a Campanha Junho Vermelho, uma ação do Ministério da Saúde, com apoio de instituições públicas e privadas da área da saúde, para a conscientização da população sobre a importância da doação de sangue, e o Comitê Brasileiro de Clubes apoia essa ação, buscando dar maior visibilidade ao tema.

O objetivo da Campanha Junho Vermelho é angariar mais doadores voluntários, que possam contribuir com doações contínuas de sangue ao longo do ano e dessa forma, manter níveis estáveis nos bancos de sangue no País.

Junho foi escolhido para a campanha por ser uma época do ano onde historicamente há uma baixa considerável nos bancos, graças a alguns fatores como a proximidade de férias escolares e viagens familiares, a chegada do inverno e o aumento da incidência de doenças e infecções respiratórias.

A campanha em 2021 se faz ainda mais necessária, graças aos avanços da pandemia de Covid-19. O Ministério da Saúde estima que, no ano passado, devido à pandemia, o número de doações tenha diminuído 20% na comparação com o ano anterior.

Para doar sangue, a pessoa deve estar em boas condições de saúde e bem alimentada, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente. É preciso evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e respeitar o prazo de 12 horas para o caso de bebidas alcoólicas. Se estiver com sintomas de gripe ou resfriado, ou tiver tomado vacina recentemente, não deve doar temporariamente.