CBC “Rumo a Tóquio”: Delegação brasileira de Natação contará com 26 atletas nas Olimpíadas de Tóquio

21, Junho 2021
CBC “Rumo a Tóquio”: Delegação brasileira de Natação contará com 26 atletas nas Olimpíadas de Tóquio

A delegação brasileira de natação já tem seus representantes para disputar as Olimpíadas de Tóquio. Ao todo, 26 atletas conquistaram a tão sonhada vaga olímpica, 16 no masculino e 10 no feminino, e 100% dos atletas tiveram sua trajetória marcada pelo desenvolvimento nos clubes, onde a grande maioria ainda treina.

Esporte Clube Pinheiros, Minas Tênis Clube, Clube de Regatas do Flamengo, Clube Paineiras do Morumby, Grêmio Náutico União, Sesi/SP, Ideal Clube e Unisanta são os clubes e associações esportivas atuais de 25 atletas convocados da Natação, e o vigésimo sexto também iniciou a carreira no esporte através de um clube formador. Esse número mostra a força do segmento clubístico na modalidade e a relevância deles para o cenário esportivo brasileiro como um todo.

Os números da natação revelam também a importância do desenvolvimento e aprimoramento do Programa de Formação de Atletas do Comitê Brasileiro de Clubes, que através de seus três eixos de formação – Materiais e Equipamentos Esportivos (MEE), Recursos Humanos (RH) e Competições (CBI) – fornece as ferramentas e o investimento necessário para que os clubes formadores desenvolvam seus talentos da base até a conquista da convocação.

Para o Vice-presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Renato Cordani, os bons resultados dos atletas se devem também ao trabalho duro realizado pelos Clubes, que em parceria com o CBC, têm conseguido elevar a modalidade no País. “Dentro do sistema federativo brasileiro, o atleta procura um clube, que federa o atleta na Federação estadual, e o atleta fica automaticamente inscrito na Confederação, que organiza as competições nacionais e internacionais. Portanto, é no clube que tudo começa, é no clube que os atletas treinam, e é muito importante essa valorização dos clubes que ocorreu nos últimos anos através do CBC”, comentou o Vice-presidente. “A CBDA valoriza muito a parceria com o CBC, que deu, dá e continuará dando muitos frutos ao desporto brasileiro”, completou.

 

Confira os atletas convocados para a delegação brasileira de Natação

Tabela natação

As convocações da Natação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, assim como das demais modalidades apoiadas, serão um importante indicador para a avaliação do orçamento do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) para o Plano de Trabalho das Confederações e Ligas Nacionais parceiras para o ano de 2022.