CBC “Rumo a Tóquio”: Brasil já tem seus representantes no Saltos Ornamentais para as Olimpíadas de Tóquio, 100% deles oriundos dos Clubes formadores integrados ao CBC

25, Junho 2021
CBC “Rumo a Tóquio”: Brasil já tem seus representantes no Saltos Ornamentais para as Olimpíadas de Tóquio, 100% deles oriundos dos Clubes formadores integrados ao CBC

A modalidade Saltos Ornamentais também já tem seus representantes nacionais para as Olimpíadas de Tóquio, e 100% são oriundos dos Clubes formadores integrados ao CBC. Ingrid de Oliveira, do Fluminense Futebol Clube e Kawan Figueiredo Pereira, do Instituto Pró-Brasil estão classificados, ambos na categoria Plataforma 10m.

Ingrid de Oliveira, atleta de 25 anos do Fluminense Futebol Clube, carimbou o passaporte para as Olimpíadas ao se classificar em 14º lugar na semifinal da Copa do Mundo da modalidade, que aconteceu na capital japonesa em maio, e agora vai disputar a segunda olimpíada da carreira. Entre as principais conquistas da atleta, estão a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de 2015, que aconteceram em Toronto, no Canadá.

Já Kawan Pereira, de 19 anos, compete pela primeira vez nos Jogos Olímpicos, e garantiu sua vaga também durante a Copa do Mundo de Saltos Ornamentais. O Atleta do Instituto Pró-Brasil já foi campeão brasileiro de um metro e de três metros (2014), duas vezes campeão Sul-Americano de um metro e campeão na plataforma de três metros (2017 e 2019). No Mundial de 2019, nos Jogos Pan-Americanos de Lima, Peru, Kawan e seu parceiro Isaac foram bronze nos saltos sincronizados.

As duas convocações do Saltos Ornamentais completam a lista de atletas dos esportes aquáticos que representam o Brasil nas Olimpíadas. Para o presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Luiz Coelho, o País terá grandes chances de sair vitorioso graças ao nível dos atletas selecionados. “A nossa expectativa é a melhor possível. A nossa Seleção Olímpica passou por uma prova muito dura, que foi a seletiva única, e esses atletas saíram vencedores. Tivemos um recorde de convocados para uma edição de Jogos Olímpicos se não contarmos a Rio 2016, quando o Brasil foi o país sede”, comentou o presidente. “Todos estão trabalhando forte para fazer as provas de suas vidas em Tóquio. Nosso objetivo é povoar as finais e semifinais, dando orgulho a quem nos assiste”, completou.

A convocação dos atletas dos Saltos Ornamentais nos Jogos Olímpicos de Tóquio será também um indicador para a avaliação do orçamento do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) para o Plano de Trabalho das Confederações e Ligas Nacionais parceiras, no ano de 2022.

Atualizado em 28/06/2021

Os atletas Isaac Souza e Luana Lira, que anteriormente haviam se classificado para Seleção Olímpica de Saltos Ornamentais, e devido a uma alteração no sistema de classificação definida pela Federação Internacional de Natação (FINA), ficaram de fora da delegação olímpica. Após reanálise da instituição, e conforme anunciado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), os atletas voltam à lista de convocações e representarão o País juntamente com Ingrid de Oliveira e Kawan Pereira nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Isaac Souza e Luana Lira são atletas do Instituto Pró-Brasil, que somados aos demais atletas convocados, mantém 100% da delegação de Saltos Ornamentais provenientes de clubes formadores integrados ao CBC.