CBC “Rumo a Tóquio”: Delegação brasileira do Badminton é composta 100% por atletas oriundos dos Clubes Formadores

1, Julho 2021
CBC “Rumo a Tóquio”: Delegação brasileira do Badminton é composta 100% por atletas oriundos dos Clubes Formadores

A Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) acaba de formalizar a classificação de dois atletas brasileiros para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Fabiana da Silva, atleta do Clube Fonte São Paulo e Ygor Coelho, da Associação Miratus de Badminton serão os representantes do País nos Jogos.

Fabiana da Silva, que compete na modalidade Simples Feminino, participará de sua primeira Olimpíada, depois de ter sido reserva nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Entre suas principais conquistas no esporte estão a medalha de prata por equipes nos Jogos Sul-Americanos de 2010 em Medellín; o título de campeã nas provas individuais, dupla feminina e mista na competição de 2011; o bronze nas provas individuais e duplas simples no pan-americano de badminton em 2013 e o título de campeã brasileira em 2014.

Já Ygor Coelho, que atualmente é o número 54 do mundo no esporte, participará pela segunda vez de Jogos Olímpicos, na modalidade Simples Masculino. Ygor, que tem 24 anos, foi o primeiro atleta brasileiro da história do Badminton a disputar os Jogos. Os dois atletas estarão acompanhados de Marco Vasconcelos, que é o técnico da confederação brasileira no alto rendimento.

Para o presidente da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), José Roberto Santini, as duas convocações desse ano apresentam a evolução da modalidade no Brasil “A Confederação considera de extrema importância a classificação dos dois atletas. O Badminton brasileiro classificou pela primeira vez em uma olímpiada no Rio 2016, com o próprio Ygor Coelho, e depois com a atleta Lorraine, nas posições 29º e 34º respectivamente. Hoje, para Tóquio, o atleta se classificou em uma posição melhor que 2016, em 22º, e a Fabiana na posição nº 33 do ranking, também superior à classificação feminina de 2016. Foi uma evolução muito grande, considerando o cenário esportivo que foi muito prejudicado pela pandemia. Isso mostra um desenvolvimento muito grande no alto rendimento, da organização e do planejamento da Confederação”, informou Santini.

O presidente também comentou a importância da parceria com o CBC para o desporto nacional. “Obviamente o apoio e as parceria foi que viabilizaram todo esse processo de evolução da modalidade, no caso do Comitê Olímpico do Brasil e também muito graças ao Comitê Brasileiro de Clubes. A parceria com o CBC é muito importante, viabilizando as competições nacionais com os Campeonatos Brasileiros Interclubes®, e fazendo com que os Clubes fiquem cada vez mais fortes”.

“Esse é um cenário extremamente satisfatório, estamos contentes com as convocações e muito otimistas quanto à performance de ambos atletas classificados em Tóquio. Os dois estão muito preparados, e reconhecemos que são os melhores do mundo que estarão lá. Esse ano o foco não será somente a conquista das medalhas, mas sim uma apresentação competitiva em alto nível, buscando vitórias e a melhor classificação possível”, finalizou Santini.

As convocações do Badminton nos Jogos Olímpicos de Tóquio, assim como das demais modalidades, também serão um importante indicador para a avaliação do orçamento do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) para o Plano de Trabalho das Confederações e Ligas Nacionais parceiras para o ano de 2022.