Equilíbrio técnico nos Rankings de Clubes por Esporte e por Gênero do Atletismo apontam quatro Clubes na primeira posição, com destaque para o Esporte Clube Pinheiros que figura no Masculino e no Feminino

5, Julho 2021
Equilíbrio técnico nos Rankings de Clubes por Esporte e por Gênero do Atletismo apontam quatro Clubes na primeira posição, com destaque para o Esporte Clube Pinheiros que figura no Masculino e no Feminino

O Campeonato Brasileiro Interclubes® - Troféu Brasil de Atletismo, que foi realizado em junho na cidade de São Paulo, sob responsabilidade de sediamento da Associação Desportiva Centro Olímpico (ADECO), trouxe a primeira atualização no Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero do Atletismo Masculino e Feminino. Os resultados dessa competição se somam aos resultados do Campeonato Brasileiro Interclubes® de Atletismo Sub 20.

No Ranking de Clubes Masculino, houve equilíbrio técnico entre três Clubes, que são o Esporte Clube Pinheiros, Organização Funilense de Atletismo (Orcampi) e Centro de Atletismo de Sobradinho (CASO). Cada Clube conquistou até o momento 20 pontos. Em segunda posição no ranqueamento, figuram dois Clubes, Aeroclube do Rio Grande do Norte e Associação Desportiva Pé-de-Asa, com cinco pontos cada.

Já no Ranking do naipe Feminino, dois Clubes figuram na primeira posição, Esporte Clube Pinheiros e Associação Desportiva Centro Olímpico (ADECO), cada um com 20 pontos. Na segunda posição, Organização Funilense de Atletismo (Orcampi) e Instituto Paranaense de Esportes e Cultura (IPEC), cada um com 10 pontos, e na terceira posição, Associação Desportiva Pé-de-Asa e Centro de Atletismo de Sobradinho (CASO), com cinco pontos.

O destaque atual nos ranqueamentos do Atletismo fica com o Esporte Clube Pinheiros, que figura nas primeiras posições de ambos os naipes, Masculino e Feminino. O Clube, que tem grande representatividade no Atletismo, foi o campeão geral no último Ciclo 2017-2021, totalizando o dobro de pontos do segundo colocado, mostrando a força do Programa de Formação de Atletas realizado pelo Clube em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes.

 

Resultados do Campeonato Brasileiro Interclubes® - Troféu Brasil de Atletismo

Resultados do Campeonato

 

 

Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero do Campeonato Brasileiro Interclubes® - Troféu Brasil de Atletismo Masculino e Feminino

Ranking de Clubes do Atletismo Feminino e Masculino

 

O Plano Medalhas

O Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero foi criado para refletir a situação de performance e atuação esportiva dos Clubes integrados ao CBC durante todo o ciclo olímpico, tendo em vista todas as participações em Campeonatos Brasileiros Interclubes® - CBI que ainda ocorrerão no período. Dessa forma, o CBC poderá avaliar e reconhecer os resultados específicos de cada clube.

O desempenho dos clubes de cada competição se unirá aos demais resultados das próximas, e ao final do período, irão compor o Quadro Geral de Medalhas, que é a consequência final da somatória do número de medalhas de ouro, prata e bronze conquistadas. Cada primeiro lugar no Campeonato Brasileiro Interclubes®, por esporte e por gênero, soma 20 pontos (medalha de ouro), o segundo lugar 10 pontos (prata) e o terceiro lugar, 5 pontos (bronze). Para as modalidades coletivas, como já divulgado pelo CBC, os pontos serão dobrados.

O atual Quadro Geral de Medalhas, após a realização do Campeonato Brasileiro Interclubes® - Troféu Brasil de Atletismo, apesenta um compilado dos resultados de todos os CBI realizados até o momento: Superliga de Voleibol Feminina, Superliga de Voleibol Masculina, Atletismo Sub-20 e NBB, todos já divulgados pelo CBC, e o próprio Troféu Brasil.

O Minas Tênis Clube se mantém na primeira posição, com duas medalhas de ouro das Superligas Feminina e Masculina e uma medalha de bronze do NBB; em segundo lugar o Esporte Clube Pinheiros, com duas medalhas de ouro do Troféu Brasil Masculino e Feminino; e em terceiro lugar, o Centro de Atletismo de Sobradinho (CASO) com uma medalha de ouro no Atletismo Sub-20 Masculino e uma medalha de bronze no Atletismo Sub-20 Feminino.

A classificação no Quadro Geral de Medalhas se dá, primordialmente, de acordo com a quantidade de medalhas conquistadas. No caso de empate entre os Clubes, os critérios de desempate serão: maior quantidade de medalhas de ouro, maior quantidade de pratas e maior quantidade de bronzes; a maior quantidade de participação em CBI; maior tempo de integração no CBC e por fim, caso ainda haja empate, será realizado sorteio entre os clubes empatados nos quesitos anteriores.

 

Quadro Geral de Medalhas do CBC atualizado

Quadro Geral de Medalhas