O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) já fez o anúncio oficial de quem serão os porta-bandeiras brasileiros na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que acontece nesta sexta-feira (23), às 8h (horário de Brasília). Ketleyn Quadros, judoca da Sociedade de Ginástica Porto Alegre – Sogipa-RS e Bruninho, levantador do Vôlei Taubaté-SP foram os escolhidos para o desfile das nações.
A brasiliense Ketleyn Quadros, de 33 anos, será a primeira judoca a empunhar a bandeira, mas a atleta também coleciona feitos importantes no esporte. Ketleyn conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, tendo sido a primeira mulher a ganhar uma medalha em esportes individuais para o país na história das Olimpíadas, além de conquistar também a medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos de Medellín 2010, competição na qual também foi porta-bandeira brasileira.
Já Bruninho, de 35 anos, participará da sua quarta Olimpíada da carreira. Entre suas principais conquistas estão a prata nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, que foi sua primeira medalha olímpica; a prata nos Jogos Olímpicos de Londres 2012; e dois ouros nos Jogos Pan-Americanos Rio de Janeiro 2007 e Guadalajara 2011. O tão sonhado ouro olímpico foi conquistado no Rio 2016.
Os Jogos Olímpicos de Tóquio acontecem até o dia 8 de agosto, e Ketleyn competirá no dia 27 de julho, no Nippon Budokan, enquanto Bruninho fará a sua estreia no dia 24 de julho, na Ariake Arena, contra a Tunísia.
Entre os atletas que já carregaram a bandeira brasileira no desfile das nações estão Adhemar Ferreira da Silva, Joaquim Cruz, Sandra Pires e Yane Marques.