CBC “Rumo a Tóquio”: delegação brasileira do Tênis nos Jogos Olímpicos de Tóquio é formada 100% por atletas dos Clubes formadores

3, Julho 2021
CBC “Rumo a Tóquio”: delegação brasileira do Tênis nos Jogos Olímpicos de Tóquio é formada 100% por atletas dos Clubes formadores

O Tênis é mais um esporte dos Jogos Olímpicos de Tóquio cuja delegação brasileira é composta 100% por atletas formados nos Clubes. Na última sexta-feira, 2 de julho, a Confederação Brasileira de Tênis fez o pronunciamento oficial dos atletas convocados que representarão nosso País.

Os atletas Marcelo Melo, do Minas Tênis Clube-MG e Bruno Soares, do Pampulha Iate Clube-MG, competem na modalidade Duplas. Atletas experientes na competição, Marcelo vai para os Jogos pela quarta vez consecutiva, enquanto Bruno vai para a terceira Olimpíada.

Marcelo Melo também é um destaque nas convocações deste ano, por sua atuação brilhante na conquista do título de Número 1 do mundo de duplas. Esse título reflete a força do Programa de Formação de Atletas no Minas Tênis Clubes-MG, Clube filiado pleno ao CBC que se beneficia dos três eixos de formação.

Na chave Simples, os representantes brasileiros serão Thiago Monteiro, que já foi atleta do Marreco Tênis Clube-CE e João Menezes, que teve a sua formação básica no Jockey Club Uberaba-MG, passando também pelo Praia Clube-MG e atualmente inscrito pelo Itamirim Clube de Campo-SC, de Itajaí. Essa será a primeira Olimpíada disputada pelos dois atletas.

Para o Gerente Esportivo da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), Eduardo Frick, as convocações são um exemplo do trabalho de formação dos Clubes. “É de extrema felicidade ter quatro atletas confirmados para participar dos Jogos de Tóquio. Nos deixa muito contentes ter essa dupla já conceituada do Marcelo e do Bruno, que competem há muito tempo obtendo grandes vitórias dentro do circuito profissional, assim como a presença do Menezes e do Monteiro na Simples. É importante ressaltar a importância do trabalho de base que foi realizado com esses atletas em seus Clubes formadores. O Clube é o início de tudo, onde os atletas se desenvolvem buscando o alto rendimento, e tem sua grande parcela na formação desses atletas que hoje nos representam nos Jogos Olímpicos”, comentou Frick. “Esperamos que com essa delegação, que é muito bem formada, possamos trazer a tão sonhada medalha olímpica para o Brasil, que ainda não tivemos”.

O Presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), Rafael Westrupp, também destacou a importância da parceria entre a entidade e o CBC, que vem rendendo frutos para o País. “A importância do CBC junto aos clubes e as Confederações se consolida no instante que temos a convocação de tenistas que se formaram nos clubes, tendo ainda sempre o apoio da CBT, e agora irão à Tóquio reapresentar o Brasil. Podemos destacar o Marcelo e Bruno, que se formaram no Minas Tênis Clube-MG e o João Menezes, que muito tempo passou no Praia Clube-MG de Uberlândia. Que sigamos essa parceria CBT/CBC/Clubes para, juntos, revelarmos cada vez mais tenistas olímpicos”, comentou o presidente.

As convocações do Tênis nos Jogos Olímpicos de Tóquio, assim como das demais modalidades, serão um importante indicador para a avaliação do orçamento do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) para o Plano de Trabalho das Confederações e Ligas Nacionais parceiras para o ano de 2022.

Atualizado em 19/07/2021

A delegação brasileira de Tênis contará com mais três atletas nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A dupla feminina Luisa Stefani e Laura Pigossi, atleta do Club Athletico Paulistano-SP, foi incluída na lista de atletas classificados, e também o atleta Marcelo Demoliner, do Recreio da Juventude-RS, que fará dupla com o já classificado na chave Simples, Thiago Monteiro.