Martine Grael e Kahena Kunze, ambas do Rio Yacht Club-RJ, conquistam medalha de ouro na Vela 49erFX nos Jogos Olímpicos de Tóquio e se sagram bicampeãs olímpicas

3, Agosto 2021
Martine Grael e Kahena Kunze, ambas do Rio Yacht Club-RJ, conquistam medalha de ouro na Vela 49erFX nos Jogos Olímpicos de Tóquio e se sagram bicampeãs olímpicas

A Vela brasileira saiu vitoriosa na madrugada desta terça-feira (3) nas águas da Ilha de Enoshima, no Japão. Martine Grael e Kahena Kunze, ambas do Rio Yacht Club-RJ, conquistaram a medalha de ouro na classe 49erFX nos Jogos Olímpicos de Tóquio, e se sagraram bicampeãs olímpicas, únicas brasileiras, entre homens e mulheres, a alcançar dois ouros seguidos no esporte.

Foto: Jonne Roriz/COB
Foto: Jonne Roriz/COB

A dupla conquistou o ouro com um total de 76 pontos perdidos. A prata ficou com as alemãs Tina Lutz e Sussan Beucke e o bronze foi para as holandesas Annemiek Bekkering e Anette Duetz. Essa é a 19ª medalha olímpica do Brasil na Vela, um dos esportes mais vitoriosos do País.

As medalhas conquistadas pelos atletas de Clubes filiados na Vela nos Jogos Olímpicos de Tóquio, assim como das demais modalidades, também serão um importante indicador para avaliar a meritocracia em relação à distribuição dos recursos para os Clubes, de acordo com o Programa de Formação de Atletas.

 

Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio

A conquista de Martine Grael e Kahena Kunze é a 12ª medalha brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Até o momento, o País possui 3 ouros, na Ginástica Artística, Vela e Surfe, 3 pratas, na Ginástica Artística e Skate Street e 6 bronzes, no Judô, Natação, Tênis e Atletismo, onde importantes Clubes formadores se destacam, como o Club Athletico Paulistano-SP, Clube de Regatas do Flamengo-RJ, Esporte Clube Pinheiros-SP, Minas Tênis Clubes-MG, Rio Yacht Club-RJ e Sociedade Ginástica de Porto Alegre – Sogipa-RS.

Medalhas do Brasil nos Jogos