O salto com vara também conquistou sua medalha olímpica na manhã desta terça-feira (3/08), nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Thiago Braz, atleta que treina atualmente fora do Brasil, conquistou a medalha de bronze, com a marca de 5,87m. Durante a sua trajetória até treinar na Itália, Thiago passou por importantes Clubes Formadores do País, conquistando inclusive a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Fez parte do projeto do BM&F, em São Caetano do Sul/SP, antes de 2015, passando pela Organização Funilense de Atletismo – ORCAMPI/SP de 2015 a 2016, e mais recentemente pelo Esporte Clube Pinheiros-SP, de 2016 até 2020.
Com este resultado, Thiago de 27 anos, paulista de Marília-SP, torna-se o primeiro do País a ir ao pódio no Atletismo em duas Olimpíadas consecutivas desde 2000.
As medalhas conquistadas pelos atletas de Clubes filiados do CBC que desenvolvem o Atletismo nos Jogos Olímpicos de Tóquio, assim como das demais modalidades, também serão um importante indicador para avaliar a meritocracia em relação à distribuição dos recursos para os Clubes, de acordo com o Programa de Formação de Atletas.
Outra importante conquista de hoje - Abner Teixeira é bronze no Boxe
O boxeador brasileiro Abner Teixeira, peso pesado (até 91 kg), conquistou nesta terça-feira a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O atleta lutou contra o campeão olímpico cubano Júlio de la Cruz, que seguiu para a disputa pelo ouro.
A conquista de Abner é a primeira medalha olímpica do Brasil na modalidade em Tóquio, e estava garantida desde a manhã da última sexta-feira (30), quando o lutador ganhou do jordaniano Hussein Iashaish e foi para as semifinais. Como no Boxe não há disputa pelo bronze, o terceiro e quarto lugares conquistam a medalha.
Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio
As conquistas de Thiago Braz e Abner Teixeira foram a 13ª e 14ª medalhas brasileiras nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Até o momento, o País possui 3 ouros, na Ginástica Artística, Vela e Surfe; 3 pratas, na Ginástica Artística e Skate Street; e 8 bronzes, no Judô, Natação, Tênis, Atletismo e Boxe; onde importantes Clubes formadores se destacam, como o Club Athletico Paulistano/SP, Clube de Regatas do Flamengo/RJ, Esporte Clube Pinheiros/SP, Minas Tênis Clubes/MG, Rio Yacht Club/RJ e Sociedade Ginástica de Porto Alegre – SOGIPA/RS.