O Comitê Olímpico do Brasil (COB) acaba de anunciar quem será a representante brasileira que desfilará como porta-bandeira na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Rebeca Andrade, atleta do Clube de Regatas do Flamengo-RJ, foi a escolhida.
Com duas medalhas conquistadas na Ginástica Artística, ouro no salto e prata no individual geral, Rebeca fez história nos Jogos: a atleta de 22 anos é a primeira mulher ginasta brasileira campeã olímpica, e também a primeira atleta do Brasil a ganhar duas medalhas numa mesma edição das Olímpiadas.
Após um período crítico de lesão em três ligamentos, cirurgias e uma recuperação difícil, Rebeca, paulista de Guarulhos/SP, chegou a Tóquio com um desempenho surpreendente nas provas, representando o País em uma campanha inédita na modalidade.
Luciene Resende, Presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), comentou a importância dos Clubes formadores para resultados como os atingidos por Rebeca em Tóquio. “Estamos vivenciando os Jogos Olímpicos, evento que está presente nos nossos sonhos, que motiva tantas crianças e jovens do mundo inteiro a entrar no mundo do esporte competitivo. Se a Olimpíada é o destino dessa jornada, o início da caminhada está nos clubes, sem dúvida alguma. No sistema esportivo brasileiro, é nessas agremiações que nossos atletas se desenvolvem e se formam. Graças ao trabalho dos clubes, somado ao das federações estaduais, da CBG, do COB, CBC e todos os nossos parceiros conseguimos formar uma delegação que nos orgulha muito, e tenho certeza de que está honrando o nosso País em Tóquio”, informou Luciene.
Brasil garante a Prata no Skate Park com Pedro Barros
Pedro Barros, atleta do Skate, conquistou a terceira medalha de prata da modalidade no encerramento do esporte nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Na madrugada desta quinta-feira (05/08), Pedro acabou superado apenas pelo australiano Keegan Palmer, que levou a medalha de ouro, e o bronze ficou com Cory Juneau, dos Estados Unidos.
Na estreia do Skate nas Olímpiadas, Pedro Barros juntou-se aos atletas Rayssa Leal e Kelvin Hoefler, que conquistaram a prata na modalidade Street, totalizando três medalhas olímpicas no esporte para o Brasil.