Isaquias Queiroz, um dos maiores nomes da canoagem brasileira, fez história também nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O baiano de 27 anos do Clube de Regatas do Flamengo-RJ conquistou a medalha de ouro na categoria C1 1000m. Essa é a quarta medalha olímpica conquistada pelo canoísta.
O atleta flamenguista encerrou a prova com tempo de 4:04.408, que lhe rendeu a medalha de ouro. No segundo lugar, ficou o chinês Hao Liu, e em terceiro, o moldavo Serghei Tarnovschi.
Isaquias é um dos maiores medalhistas brasileiros da modalidade, com 12 medalhas de mundiais, 4 medalhas em Jogos Pan-Americanos e agora 4 medalhas em Jogos Olímpicos, três delas conquistas na Rio 2016: Prata na Canoa Individual 1.000m, Bronze na Canoa Individual 200m e Prata na Canoa de Dupla 1.000m, com Erlon de Sousa Silva.
As medalhas conquistadas pelos atletas de Clubes filiados do CBC que desenvolvem a Canoagem nos Jogos Olímpicos de Tóquio, assim como das demais modalidades, também serão um importante indicador para avaliar a meritocracia em relação à distribuição dos recursos para os Clubes, de acordo com o Programa de Formação de Atletas.
Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio
A medalha de Isaquias Queiroz é a 17ª conquista brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Até o momento, o País possui 5 ouros, na Ginástica Artística, Vela, Surfe, Maratona Aquática e Canoagem; 4 pratas, na Ginástica Artística, Skate Street e Skate Park; e 8 bronzes, no Judô, Natação, Tênis, Atletismo e Boxe; onde importantes Clubes formadores se destacam, como o Club Athletico Paulistano/SP, Clube de Regatas do Flamengo/RJ, Esporte Clube Pinheiros/SP, Minas Tênis Clube/MG, Rio Yacht Club/RJ, Sociedade Ginástica de Porto Alegre – SOGIPA/RS e Unisanta/SP.