O Basquete brasileiro feminino ganhará uma nova divisão para fomentar a modalidade no próximo mês. A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) anunciou a realização do Campeonato Brasileiro Interclubes® Feminino Sub-23, realizada em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes.
O campeonato tem início previso para setembro, com a participação de 16 clubes: ABASFI Foz do Iguaçu-PR, ADC Bradesco-SP, ADRM Maringá-PR, Aeroclube-RN, AGEFB/Basket São José/ELASE-SC, APAGEBASK – Guarulhos-SP, Basket Pinda-SP, Cerrado Basquete-DF, Clube Campestre-PB, Instituto Vitaliza-PE, Maracaju Basquete Clube-MS, São José dos Pinhais/Guaxo-PR, SGJ Joinville-SC, Sport Club do Recife-PE, Sociedade Thalia-PR e Sociedade Recreativa Mampituba-SC.
A nova divisão tem o objetivo de aumentar a competitividade da modalidade feminina e servir como porta de entrada de talentos na competição de elite, que é a Liga de Basquete Feminino (LBF). Para isso, o Clube campeão e o vice-campeão terão direito a pleitear a vaga na LBF, desde que cumpra todos os requisitos propostos pela CBB. Outro detalhe importante do torneio será que serão disponibilizadas apenas três vagas para atletas acima de 23 anos em cada time, dando espaço aos novos talentos.
Para a realização do campeonato, serão respeitados todos os protocolos de segurança contra a Covid-19, com testes RT-PCR antes do começo dos jogos de cada sede, além de cuidados de higiene e distanciamento social.