O Comitê Brasileiro de Clubes assinou, na última quarta e quinta-feira, os contratos das companhias aéreas VoeITA, Azul e Gol, como resultado do processo de credenciamento, que possibilitarão a aquisição direta por meio da equipe do CBC de passagens aéreas para atletas, equipes técnicas e dirigentes participantes dos CBI.
A parceria é uma ação inédita do CBC, que passa a ser a única entidade pertencente ao Sistema Nacional de Desporto (SND) a realizar o credenciamento para contratação direta de serviços com condições especiais. A medida tem o objetivo de trazer economicidade e eficiência para os processos de aquisição de passagens aéreas, contribuindo para o desenvolvimento do Programa de Formação de Atletas e oportunizando a realização de mais competições no calendário anual dos Campeonatos Brasileiros Interclubes® - CBI.
Segundo o presidente do CBC, Paulo Maciel, os contratos são de grande valia para fortalecimento do Programa e para o esporte brasileiro. “Todas as ações do CBC são pautadas pela seriedade, transparência e honestidade, e buscando cumprir nosso papel de formar atletas e formar cidadãos, firmamos parcerias com estas grandes companhias aéreas, Itapemirim, Azul e Gol, para garantir a continuidade de nosso trabalho de formação”, comentou.
Para o Gerente Jurídico do CBC, Felipe Cavalcanti, a contratação direta também tem o objetivo de se fazer cumprir as recomendações dos órgãos de controle da União. “O CBC sempre valorizou a eficiência e a transparência na gestão dos seus recursos lotéricos oriundos da Lei n 13.756/2018. Sobre a aquisição direta de passagens aéreas, após criteriosa análise, o TCU validou os dois credenciamentos realizados pelo Governo Federal (2014 e 2020), e a CGU (em 2020) recomendou às entidades gestoras de recursos públicos federais a formalização de acordos corporativos de descontos para aquisição direta das passagens aéreas. Foi justamente com esse espírito, atrelado à otimização dos recursos financeiros, que o CBC credenciou as principais companhias do país para aquisição direta de passagens aéreas”, informou Cavalcanti.
O Gerente de Esportes e Competições do CBC Matheus Silva também comentou a importância do credenciamento e os novos desafios. “O credenciamento com as companhias aéreas vem para suprir uma grande demanda que são os Campeonatos Brasileiros Interclubes® - CBI. O eixo de Competições é a porta de entrada do Programa de Formação de Atletas do CBC e beneficia todos os Clubes integrados”, comentou. “O CBC sempre busca a melhor forma de utilizar os recursos a nós destinados, e por meio do credenciamento, além da economicidade, agregaremos mais transparência e facilidades a todos os beneficiados tanto dos Clubes quanto das Confederações e Ligas Nacionais parceiras. A concretização dessa etapa traz novas e grandes responsabilidades ao CBC, principalmente pelo fato de o credenciamento de grupos ser algo inédito no mercado. É um importante avanço para nós e temos a certeza de que teremos muito sucesso”.
CBC e VoeITA – A reunião que firmou a parceria entre o CBC e a companhia aérea do Grupo Itapemirim, a VoeITA, aconteceu na manhã de quarta-feira, e contou a participação da Dra. Karina Mendonça, vice-presidente de Governança Corporativa, de Fabiano Oliveira, Diretor Comercial e de Guilherme Fussi, Gerente Comercial de Turismo e Lazer, além do Presidente do CBC Paulo Maciel, do Gerente de Esportes e Competições Matheus Silva e do Gerente Jurídico Felipe Cavalcanti.
“Estamos bastante contentes em anunciar essa parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes, já que com ela teremos a oportunidade de apresentar o ‘jeito ITA de voar’ às equipes, atletas e todo seu corpo diretivo. Além disso, apesar de nova, somos uma empresa aérea que tem uma boa proximidade com a área cultural, graças aos apoios que temos feito desde que estreamos, no início de julho. A partir de agora, por meio desta parceria, também estreitamos nosso relacionamento com o segmento esportivo, unindo ainda mais as duas grandes paixões dos brasileiros: viagens e esportes”, comentou Karina.
CBC e Azul – O credenciamento da Azul Linhas Aéreas aconteceu na tarde de quarta-feira, em uma reunião entre o presidente Paulo Maciel e equipe do CBC, o Diretor Comercial da Azul Antônio Américo, e o Gerente Regional de Vendas Joaquim Domingos.
“A partir desse processo de emissão direta, conseguimos estar mais próximos de nossos clientes, entender as dificuldades de nossos viajantes e assim conseguir oferecer ainda mais qualidade em nossos serviços. A parceria entre Azul e CBC é de grande importância para o Brasil e para o desenvolvimento do desporto nacional. Através de nossa experiência e ferramentas disponíveis, conseguiremos transportar nossos atletas, equipes técnicas e pessoal envolvido com toda qualidade. Para o futuro da parceria, nosso desejo é que possamos crescer cada vez mais juntos”, informou Domingos.
CBC e Gol – Para a assinatura do contrato de parceria entre a Gol e o Comitê, estiveram presentes o Vice-presidente de Comercial, Marketing e Cliente Eduardo Bernardes Neto, o Diretor de Canais de Vendas Renzo Mello, a Gerente Executiva Juliane Castiglione e a Executiva Comercial Suimeiry Siqueira, além do Presidente do CBC Paulo Maciel e equipe.
O Vice-presidente Eduardo Bernardes Neto destacou a relevância da parceria “Nossa parceria está totalmente alinhada com um dos importantes pilares da Gol, que é o apoio ao esporte brasileiro. Já somos patrocinadores de algumas modalidades, então quando enxergamos essa oportunidade de parceria entre a Gol e o CBC, que pudesse levar o transporte aéreo de qualidade da Gol para os atletas de outras modalidades, entendemos que isso faz total sentido”, informou.
“Todo o trabalho realizado pelo CBC é digno de muito reconhecimento, e é muito importante para o desenvolvimento do esporte brasileiro, que vai além da formação do atleta, mas também do cidadão. O modelo de trabalho que estamos discutindo há alguns meses, entre CBC e Gol, e que agora podemos implementar vai trazer resultados ainda melhores para o esporte nacional. Acreditamos muito nessa parceria e esperamos crescer juntos, fazendo com que a quantidade de Clubes e atletas voando conosco seja cada vez maior”, finalizou o Vice-presidente.