Após CBI, o Iate Clube do Rio de Janeiro - RJ lidera o Ranking de Clubes da Vela no Masculino e Feminino

26, Outubro 2021
 Após CBI, o Iate Clube do Rio de Janeiro - RJ lidera o Ranking de Clubes da Vela no Masculino e Feminino

As regatas do Campeonato Brasileiro Interclubes® - CBI de Vela - Copa Brasil, que aconteceram entre os dias 10 e 17 de outubro, trouxeram atualizações na pontuação do Ranking de Clubes por Esporte e por Gênero da Vela, no Masculino e no Feminino, com o Iate Clube do Rio de Janeiro – RJ, na liderança nos dois gêneros.

O Gerente de Eventos da Confederação Brasileira de Vela -  CBVela, Walter Böddener, comentou a importância da realização do campeonato e a consequência de seus resultados, para outras competições. “A Vela conseguiu finalmente realizar seu primeiro CBI de 2021, o Campeonato Brasileiro Interclubes® - CBI de Vela - Copa Brasil, e temos a felicidade de divulgar o primeiro ranking de Clubes de 2021, nas categorias feminino e masculino, juntando um somatório de várias regatas, de várias classes que os Clubes participaram. Este, que é um evento multiclasses, o maior evento da Vela no Brasil, junta as classes olímpicas, panamericanas e de Vela jovem, e dessa forma, repercute na grande representatividade da Vela no Brasil. Lembro que este foi um evento classificatório para o Mundial da Juventude deste ano em dezembro, e também é um evento de avaliação para o PAR, que é o Plano de Alto Rendimento da CBVela para 2022, já visando Paris 2024”.

Walter também aproveitou para falar sobre os próximos campeonatos deste ano. “O próximo evento CBI de 2021, ainda no mês de outubro, é o Campeonato Sul Brasileiro da classe Optimist, em Porto Alegre, no Clube dos Jangadeiros. Será um evento sub 16, o segundo maior da classe Optimist, que é uma classe de iniciação e formação na Vela. Desta classe saem muitos campeões para as futuras classes olímpicas, como Robert Scheidt, Martine Grael, Samuel Albrecht, Isabel Swan, entre outros. Por fim, no mês de novembro teremos o CBI de Vela Jovem Adulta, o Campeonato Brasileiro da Classe Laser, que engloba a Classe Laser Standard, Radial e 4.7. Todas estas competições faz com que a Vela esteja em atividade, sendo que a CBVela e o CBC já estão pensando na temporada 2022”.

A seguir os resultados completos do CBI:

Os resultados dos CBI, para efeito da construção dos Rankings, consideram apenas os Clubes participantes do Programa de Formação de Atletas do CBC.