Foi encerrada na terça-feira (02), um dos maiores eventos clubísticos da América Latina, a 1ª Semana Nacional dos Clubes, que recebeu o VII Seminário de Formação Esportiva, de 27 a 29 de outubro, e o Congresso Brasileiro de Clubes, de 29 de outubro a 02 novembro.
O Congresso contou com uma programação intensa de relevante conteúdo e grandes atrações culturais. Os gestores de Clubes participaram de inúmeras palestras motivacionais e inspiradoras com Luciano Salamacha, Luciano Signorini, Leila Navarro, Gil Giardelli, Tadashi Kadomoto, Fabiana Bentes e Fawez Tarbine, que trataram do cotidiano dos Clubes e dos desafios para o momento atual. Também receberam um conteúdo mais técnico, sobre a Lei Geral de Proteção de Dados com o Dr. Wladimyr Camargos.
Presidentes e Dirigentes de Clubes, e de Sindicatos e Federações, também puderam conhecer as experiências marcantes vividas por atletas de renome como a Rainha do Basquete, Hortência Marcari e o grande Campeão Olímpico Cesar Cielo, destacando a importância dos Clubes na formação de atletas. Tivemos ainda o Pocket talk “Os Vinhos, as Pessoas e os Líderes”, com o Dr. Fernando Cruz, vice-presidente do Comitê Brasileiro de Clubes – CBC.
O destaque ficou para o professor e filósofo Mário Sergio Cortella com a Palestra “Cenários turbulentos, mudanças velozes: negação, proteção ou superação?”, recorde de público durante a 1ª Semana Nacional dos Clubes, e que como esperado, promoveu muitas reflexões e debates junto aos gestores do segmento, não apenas no contexto de sua atuação nos Clubes, mas para a vida.
Encerrando o Congresso, os gestores se emocionaram com a palestra “A arte de empreender” com o poeta Bráulio Bessa, que com muita simplicidade, mas com amor no coração, mostrou o poder transformador da poesia, e fechou com chave de ouro a 1ª Semana Nacional dos Clubes.
Outra parte importante do evento foi o reconhecimento pela FENACLUBES do trabalho realizado pelos Clubes, com inúmeras premiações e homenagens como o Concurso Casos de Sucesso, o Concurso Nacional de Fotografia de Clubes, o Prêmio Nacional de Literatura dos Clubes, e o mais esperado, considerado o Oscar do segmento, o Prêmio FENACLUBES em diversas categorias. Também foi entregue a Placa Ouro para os Clubes TOP 100.
Em parceria com o CBC, a FENACLUBES realizou ainda a entrega do Prêmio Clube Formador a 13 Clubes Formadores, celebrada com a presença de Presidentes e Dirigentes de Clubes, Confederações e Ligas Nacionais, e que contou inclusive com a presença do Presidente do Comitê Olímpico do Brasil – COB, Sr. Paulo Wanderlei Teixeira, homenageado pelo seu trabalho, coroado com os resultados do Brasil em Tóquio. Resultado esse que também é fruto dos investimentos realizados nos Clubes formadores por meio do Programa de Formação de Atletas do CBC.
Grandes atrações culturais também fizeram parte do Congresso Brasileiro de Clubes, na 1ª Semana Nacional dos Clubes, nomes como Paula Fernandes, Daniel Boaventura, a banda Queen Experience in Concert, a Velha Guarda da Vila Isabel, e nada mesmo do que Chitãozinho & Xororó, comemorando 50 anos de carreira, abrilhantaram o evento.
Foi realmente uma semana especial. Após quase dois anos sem realizar eventos presenciais dessa magnitude, possibilitar com total segurança, o encontro de mais de 1000 pessoas de 25 estados da federação e do Distrito Federal, cumprindo todos os protocolos sanitários, foi um grande feito!
A 1ª Semana Nacional dos Clubes foi realizada pela Confederação Nacional dos Clubes – FENACLUBES, em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes – CBC. Sem dúvidas, um dos maiores eventos clubísticos da América Latina, reunindo Clubes de todas as regiões do Brasil, tendo como objetivo a capacitação, formação e treinamento de gestores. A 1ª Semana Nacional fortaleceu e valorizou os Clubes, que além do importante papel que desempenham na sociedade brasileira, são os grandes pilares do esporte nacional, desde a Formação de Atletas até o Alto Rendimento.