Premissas da Matriz do Programa de Formação de Atletas são validadas com excelente resultado durante VII Seminário

19, Novembro 2021
Premissas da Matriz do Programa de Formação de Atletas são validadas com excelente resultado durante VII Seminário

Durante o VII Seminário Nacional de Formação Esportiva, o Programa de Formação de Atletas em seus 3 Eixos: Recursos Humanos – RH, Materiais e Equipamentos Esportivos – MEE e Competições – CBI, foi um dos principais assuntos abordados no evento, onde os participantes tiveram oportunidade de entender e validar as premissas, por meio da ferramenta digital Mentimeter.

No Eixo de Recursos Humanos – RH, foram tratadas as premissas de meritocracia esportiva, qualificação da gestão, manutenção de equipe técnica qualificada, estabilidade financeira, flexibilização na gestão da composição de funções, abrangência de categorias principais e simplificação de procedimentos. Após avaliação dos participantes o resultado indicou 100% de aceitação.

A apresentação da matriz do Eixo de Materiais e Equipamentos Esportivos – MEE, também teve um ótimo resultado, com grande grau de relevância, onde foram tratadas as seguintes premissas: a estabilidade financeira, especialização esportiva, simplificação de procedimentos, equidade e estabilidade dos projetos e meritocracia esportiva. O conjunto de premissas também foi integralmente validado, com participação expressiva dos Clubes, que indicaram a aprovação dos critérios já aplicados pelo CBC nestes dois eixos, por todo o Ciclo 2021-2024.

Confira os resultados!

rhmee

Já no Eixo de Competições – CBI, foram abordadas 11 premissas, entre elas, a integração das Políticas Esportivas com o Governo Federal, promovendo a interface dos CBI com os Programas de Esporte de Rendimento, especialmente o Bolsa Atleta, onde visam o fortalecimento das principais competições nacionais de cada Esporte, priorizando os campeonatos referenciados para o Programa Bolsa Atleta do Governo Federal, para compor o Calendário de CBI do CBC. Todas estas premissas também tiveram como resultado um alto grau de relevância, indicando a aprovação do conjunto de premissas para balizar o planejamento do Eixo de Competições para o Ciclo Olímpico 2021- 2024.

Veja o resultado!

cbi2

 

 

cbi

O conjunto de premissas formam a Matriz de cada Eixo. No Eixo de Recursos Humanos - RH o objetivo é investir recursos para a capacitação e manutenção dos profissionais que integram as Comissões Técnicas dos Clubes visando a obtenção de resultados cada vez maiores durante o ciclo 2021-2024.

O Eixo de Materiais e Equipamentos Esportivos - MEE busca possibilitar aos Clubes a possibilidade de adquirir equipamentos e materiais, que serão usados nos treinamentos e preparação de seus atletas, estrutura esta que também poderá ser apoio para o recebimento de competições.

E depois que o Clube tem pessoal capacitado e equipamentos para seu treinamento, viabilizados pelos chamados Eixos estruturantes, o próximo passo é a participação em competições esportivas e é exatamente este o objetivo do Eixo Competições - CBI. Este Eixo, considerado o vetor do programa de Formação, visa possibilitar a participação de Clubes e atletas nos Campeonatos Brasileiros Interclubes® - CBI.

Clique aqui para conhecer as premissas de cada Eixo na íntegra! 

Com tudo isto, o CBC entrega aos seus Clubes integrados os benefícios de seu Programa de forma organizada e planejada, com a finalidade de trazer segurança técnica e jurídica na execução de suas ações, para que seu Clube, e as demais entidades parceiras tenham ciência dos benefícios e seu alcance, durante o atual Ciclo de Formação Esportiva.